A ampliação da conectividade aérea tem se consolidado, nos últimos anos, como uma das estratégias do Governo de Pernambuco para fomentar as diferentes cadeias da economia local. E mais um passo nesse sentido foi dado, nesta segunda-feira (14.08), pelo governador Paulo Câmara com a oficialização de uma nova interligação: Recife-Bogotá. Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual e o vice-presidente da Avianca (companhia que irá operar o voo), Tarcisio Gargioni, assinaram um Termo de Acordo que firmou a conexão, que se junta a outras dez de caráter internacionais, representando a maior conquista de voos internacionais na história da aviação de Pernambuco.
“Estamos avançando em relação à política do turismo e confiantes de que a estratégia de atração de turistas, seja o turismo de lazer ou de negócios, tem conseguido ter êxito. É só ver a movimentação dos aeroportos. Pernambuco tem se destacado por ser o único Estado que tem aumentado a quantidade de passageiros que transitam no seu aeroporto. Isso gera renda, emprego e vai ao encontro de divulgar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, sinalizando que espera que, cada vez mais, haja parcerias mais fortes com a companhia aérea. “Esperamos que esse voo, que é o primeiro direto para a Colômbia, seja duradouro e que outras frequências venham em seguida”, completou.
O Termo de Acordo assinado prevê a inserção da Avianca na Lei nº 15.855. A legislação prevê o benefício de redução de base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide na aquisição do Querosene de Aviação (QAV), diminuindo a carga tributária de 25% para 18% para o transporte aéreo de carga ou de passageiros.
Com mais de sete milhões de habitantes residindo em Bogotá e 8,5 milhões de habitantes na Região Metropolitana, a capital colombiana é considerada a 4ª mais populosa cidade da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Além da nova conexão para Bogotá, Pernambuco também tem voos diretos para Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul) e Munique (Condor).
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, destacou que, em dois anos e meio, Pernambuco saiu de quatro voos diretos para destinos internacionais para 11, ou seja, quase 200%. “Pela primeira vez na história, Pernambuco lidera o número de voos diretos. O nosso desafio é fazer com que essa aeronave tenha a presença muito mais forte dos colombianos do que dos pernambucanos. Porque aí, sim, vamos ter cumprido o papel indutor de fazer com que a nossa rede hoteleira encha e os colombianos incrementem os 62 segmentos da economia”, frisou.
O vice-presidente da Avianca, Tarcisio Gargioni, detalhou que, a partir de agora, a companhia aérea trabalhará para vencer os trâmites para que o voo seja inaugurado já na primeira semana de dezembro. “Vamos começar a trabalhar junto às autoridades da Colômbia para obter, por exemplo, autorizações e slots (horários de voo). Mas imaginamos um voo saindo de Pernambuco às 20h e o voo de volta às 9h da manhã”, explicou Gargioni, acrescentando que ainda está em discussão qual o melhor dia da semana para o voo.
Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a nova conexão internacional coloca o Estado e a capital pernambucana em cena, sobretudo, para a América do Sul. “Essa é uma ligação muito importante, pois a América do Sul vai acessar o Nordeste brasileiro por meio do Recife. Essa é uma parceria que vem de um governador trabalhador e dedicado que vem fazendo Pernambuco ter muitas conquistas em tempos de crise”, avaliou.
Deixe um comentário