Apesar dos avisos, dos alertas e de todas as denúncias feitas pelos mais diversos meios no que se refere à falta de manutenção e, por consequência, a degradação dos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), cerca de mil pessoas amanheceram, hoje, prejudicadas pela interrupção da linha Cajueiro Seco-Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, que está parada desde as 5h e sem previsão de retorno.
Integrante do grupo que vem denunciando o descaso com o setor no Estado, o deputado federal Betinho Gomes reitera as críticas, ressaltando que a população, novamente, é vítima de mais uma obra abandonada pelo governo federal, que foi iniciada, porém, não concluída, dificultando a vida de milhares de trabalhadores que dependem do VLT para se deslocar.
O congressista afirma ser inadmissível que uma obra relativamente recente seja parada por problemas de manutenção, por haver rupturas nos trilhos. E a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera o serviço, só agora – após a linha ser paralisada por tempo indeterminado – se pronuncia e disponibiliza ações.
“Basta uma rápida visita às proximidades do VLT no Cabo de Santo Agostinho e será possível ver vários trilhos – que deveriam ser utilizados para completar a obra (sim, a obra está incompleta) – abandonados pelo caminho. Infelizmente, mais esse descaso do governo federal está prejudicando uma população que precisa de transporte público de qualidade, mas continua desassistida por falta de ação e desperdício do dinheiro público por parte da União”, lamenta o parlamentar, ressaltando que irá, mais um vez, o Ministério Público estadual para que investigue o caso.