Os vereadores Romerinho Jatobá, Rinaldo Júnior, Zé Neto e Eriberto Rafael realizaram uma visita ao Allianz Parque, nesta quarta-feira (19.02), em São Paulo, para conhecer de perto o moderno sistema de reconhecimento facial utilizado no estádio do Palmeiras. O objetivo da visita foi estudar as soluções tecnológicas utilizadas para segurança e controle de acesso em eventos esportivos, buscando experiências que possam ser aplicadas nos estádios do Recife para fortalecer a segurança e combater a violência no futebol pernambucano.
A visita ocorre em um momento delicado para o futebol do Recife, após episódios de violência entre torcedores, como o último clássico entre Santa Cruz e Sport, no início de fevereiro, que resultaram em cenas de barbárie e espalharam o medo nas ruas da cidade. Esses acontecimentos reforçaram a urgência de medidas adequadas para proteger os verdadeiros torcedores e garantir um ambiente mais seguro e controlado nos estádios da capital.
Durante a visita ao Allianz Parque, os vereadores foram acompanhados por Gabriel Fabri, responsável pelo sistema de catracas com reconhecimento facial do estádio, que detalhou como a tecnologia tem sido aplicada para melhorar a experiência dos torcedores e otimizar a segurança no local. Fabri destacou, ainda, como o sistema tecnológico aprimora o controle de acesso e auxilia a segurança pública, permitindo a identificação rápida de indivíduos com restrições judiciais.
A visita ao Allianz Parque reforça o compromisso dos vereadores recifenses em buscar soluções eficazes para a segurança nos estádios do Recife, somando-se à Lei nº 19.137/2023, de autoria do vereador Rinaldo Júnior, que já obriga a adoção do reconhecimento facial nas principais praças esportivas da capital. A iniciativa permite que os parlamentares conheçam de perto a tecnologia e avaliem sua aplicação, contribuindo para a construção de estádios mais seguros, democráticos e acolhedores.
Agora, os vereadores devem seguir com as tratativas para garantir que os estádios da cidade possam implementar, em breve, essa tecnologia, visando o combate à violência no futebol e promovendo um futuro mais seguro para os torcedores pernambucanos.
Deixe um comentário