Nesta terça (18/04), o Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) enviou à Prefeitura do Recife um Plano de Incentivo a Novos Artistas visando estimular a contratação de novos talentos pelo Poder Público Municipal. A proposta prevê ainda um conjunto de ações de fomento aos talentos da cultura periférica, como a criação de estúdios de música e audiovisual no COMPAZ, editais específicos para estreantes, além da capacitação e formação da classe artística para participação nos editais.
“Essa ideia surgiu após ouvir vários artistas, principalmente da periferia, que não conseguem encontrar espaço nos editais de chamamento público justamente por não possuírem o que eles chamam de ‘comprove’, que é o registro atestando por meio de nota as apresentações anteriores. Se o artista é novo, jovem, da periferia, como vai ter esse histórico?”, aponta o Vereador.
O parlamentar sugere ainda que uma parte da verba destinada para os eventos, seja exclusiva para a contratação de artistas que nunca tiveram a oportunidade de se apresentar.
“O Plano de Incentivo prevê a descentralização das iniciativas conjuntamente com a formação técnica para adequação às exigências dos editais. Incluímos também a importância de divulgação dos conteúdos na Rádio Frei Caneca, na TV Conecta Recife e um Festival com apresentação dos novos artistas selecionados”, pontua o Vereador.
A proposta do Plano de Incentivos a Novos Artistas foi enviada para o Prefeito João Campos com cópia para o Secretário de Cultura, Ricardo Mello, e o Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Marcelo Canuto.
Deixe um comentário