O vereador do Recife, Carlos Muniz, enviou requerimento à Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, cobrando informações sobre segurança e manutenção das barragens de Pernambuco. A cobrança é feita um mês após o Rio Grande do Sul ser acometido por uma inundação sem precedentes em 460 municípios do estado.
De acordo com o vereador, as tragédias trazem ensinamentos e é preciso que o governo estadual trabalhe para conter possíveis riscos. “É preciso que nós fiquemos atentos com a segurança das barragens de Pernambuco para evitar que tragédias, como a que aconteceu no Rio Grande do Sul, aconteçam aqui também. Eu recebi um vídeo da barragem de Tapacurá, mostrando que a casa de bombas não tem porta, ou seja, está sujeita a vandalismos que podem causar danos irreversíveis, em especial na Região Metropolitana do Recife”, enfatizou Muniz.
Ainda segundo o parlamentar, a Prefeitura do Recife vem investindo em obras de micro e macro drenagem para evitar possíveis calamidades. Muniz ressaltou que o Governo do Estado precisa atuar de forma incisiva. “Recife tem feito investimentos da ordem de R$1,5 bilhão para construção de reservatórios, dragagem do Rio Tejipió, proteção de encostas e muito mais. Entretanto, é preciso que o estado faça sua parte e garanta a segurança das barragens, verificando a segurança e fazendo a devida manutenção para evitar que tragédias aconteçam aqui”, concluiu.
Anjelique Vanemmerik diz
Anjelique Vanemmerik