A manhã de segunda-feira foi de más notícias para a comunidade do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes. Vândalos depredaram a unidade de saúde Eduardo de Menezes, na Regional Cavaleiro, e danificaram o teto do local. A ação criminosa ocorreu na madrugada do último fim de semana.
“Eu estava em casa no fim de semana e uma colega ligou dizendo que jogaram uma bomba no posto”, conta Laureana de Andrade Lima, enfermeira responsável pela unidade. A “bomba”, na verdade, eram duas pedras atiradas no telhado do imóvel. O barulho das telhas quebrando foi tão alto, que moradores do entorno pensaram tratar-se de uma bomba.
Assim que recebeu a comunicação do ocorrido, a prefeitura enviou um representante para verificar os estragos no local. Mas a real extensão dos danos só foi vista na manhã desta segunda-feira (22), com as chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife. “Quando abrimos o posto hoje de manhã, a recepção estava toda alagada, e foi aí que percebemos o estrago nas telhas e no forro de PVC”, explicou Laureana.
A unidade Eduardo de Menezes foi reformada há menos de um ano. Funcionários da secretaria de obras já estiveram no local para fazer um levantamento dos reparos necessários, mas o Governo Municipal faz um apelo para que a população se apodere dos equipamentos públicos e ajude a fiscalizar a preservação deles.
“Solicitamos a colaboração da população no sentido de proteger a unidade de saúde, cuidando dela como se fosse a sua casa”, declarou a secretária Executiva de Promoção à Saúde, Gessyane Vale Paulino. “Convidamos a toda a comunidade ao redor da unidade de saúde Eduardo Menezes, para que não depredem mais a unidade, que está na comunidade para prestar assistência a saúde e prevenir doenças. Tendo o ambiente limpo, sem estar depredado, com certeza teremos um melhor atendimento para a comunidade “, completou a gestora.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes esclarece ainda, que os moradores que visualizarem atos de vandalismo em equipamentos públicos podem comunicar a polícia através do número 190.