A competente blogueira Noelia Brito trouxe a informação de que Felipe Carreras poderá substituir o governador Paulo Câmara como candidato do PSB ao governo de Pernambuco em 2018. Tal hipótese já teria sido aventada nos bastidores, inicialmente pela substituição do governador pelo prefeito do Recife Geraldo Julio, porém para isso se tornar realidade, Geraldo teria que renunciar a prefeitura e entregá-la ao PCdoB para entrar na disputa, fato totalmente descartado pela cúpula socialista, pois o PSB na ânsia de manter o governo correria um sério risco de perder as duas máquinas numa tacada só.
No caso de Felipe Carreras, considerado um dos melhores secretários de Paulo Câmara, não haveria o problema de Geraldo Julio de abdicar da prefeitura, porém existem fatores que impactam negativamente na postulação. Lembremos que em 2000, Roberto Magalhães trocou o vice Raul Henry por Sergio Guerra, acabou perdendo a prefeitura do Recife para João Paulo.
Em 2010 muita gente queria que Eduardo trocasse João Lyra Neto, fato que não se confirmou porque a confusão seria maior do que mantê-lo. Em 2012, o caso mais emblemático, o PT por conta de sua situação eternas brigas, trocou João da Costa por Humberto Costa e amargou um terceiro lugar na disputa. Eduardo percebeu o movimento equivocado, se aproveitou e fez Geraldo Julio prefeito do Recife.
O fato de trocar Paulo Câmara da cabeça de chapa será uma confissão de que o governo do PSB fracassou, quem entrar no lugar de Paulo já entrará derrotado. Além do mais, existem movimentos dentro da Frente Popular dando conta de que a única responsabilidade dos partidos é com a reeleição de Paulo Câmara, que consideram ser um bom governador e uma pessoa acessível. O problema político do governo se dá com auxiliares do governador, e não com a figura dele. Se ele for substituído a debandada será ainda maior.
Felipe Carreras vem sendo trabalhado para suceder Geraldo Julio na prefeitura do Recife, que diferentemente da gestão estadual, goza de uma certa aprovação. Se Felipe entra na disputa pelo governo e vence, tudo bem, mas se perde, o PSB estará jogando no lixo o único nome com chances reais de suceder Geraldo Julio em 2020. Em suma, o melhor nome para a disputa se chama Paulo Câmara, tanto pra vencer quanto pra perder, quem entrar em seu lugar já nascerá derrotado.
Deixe um comentário