O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou nesta sexta-feira (28) que rejeitou as contas do diretório estadual do Democratas (DEM) referentes ao ano de 2019. A decisão condenou o partido a devolver a quantia de R$ 29.302,25 ao Tesouro Nacional. Em 2022, o DEM se fundiu ao Partido Social Liberal (PSL) e passou a compor o partido União Brasil.
A rejeição das contas se deu devido à ausência de extratos bancários, notas fiscais e detalhamento de serviços contratados pelo partido, segundo informações do G1. Além disso, o tribunal apontou que recursos do Fundo Partidário foram utilizados para pagamento de juros, multas e contratação de pesquisa sem a devida comprovação de sua realização.
A decisão do plenário do TRE-PE foi unânime, seguindo o voto do relator do processo, o desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho. O DEM tem o direito de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão.
A assessoria jurídica do Democratas em Pernambuco informou, por meio de nota, que irá recorrer da decisão e apresentar os documentos necessários para comprovar que as contas partidárias de 2019 estão de acordo com as exigências legais. O partido busca reverter a condenação e garantir a regularidade das contas perante a justiça eleitoral.
Rent Ferrari Florida diz
Great advice! I’ll definitely be implementing some of these tips.