O deputado estadual e ex-prefeito Tony Gel (PMDB) saiu na frente na primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Caruaru, realizada pelo Ipespe, em parceria com a Folha de Pernambuco. O peemedebista recebeu 38% da intenção de votos, mais que o dobro dos dois postulantes que dividem o segundo lugar: O delegado Erick Lessa (PR), que detém 17% das intenções de voto e a deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), que aparece com 14%.
Já o atual vice-prefeito, Jorge Gomes (PSB), foi lembrado por apenas 6% dos entrevistados, ficando na quarta posição da pesquisa, que ouviu 400 eleitores entre 25 e 26 de agosto. O estudo tem uma margem de erro de cinco pontos percentuais e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-03007/2016.
O quadro apontado pela pesquisa estimulada não muda no questionário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados. Neste caso, Tony Gel recebeu 31% da intenção de votos, seguido por Erick Lessa (11%), Raquel Lyra (9%) e Jorge Gomes (5%). É por isso que, para a diretora-executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, os resultados confirmam a liderança de Tony Gel e o crescimento da candidatura de Erick Lessa, que se tornou conhecido através das investigações realizadas como delegado da Polícia Civil.
Ele esteve à frente da Operação Ponto Final, que resultou no afastamento de vários vereadores envolvidos em esquema de corrupção em Caruaru. “É uma tendência que já estava se desenhando e agora se consolida com o delegado Lessa, chegando a um empate técnico com Raquel Lyra no segundo lugar”, afirmou Marcela.
Os dados também mostram o desejo do caruaruense por mudança: 68% dos entrevistados preferem votar em alguém que mude totalmente a forma de administrar a cidade e somente 4% querem que o novo prefeito dê continuidade ao modelo de gestão atual. “Os eleitores querem mudança e não continuidade. É por isso que Jorge Gomes aparece apenas na quarta posição. Afinal, ele representa a gestão atual”, pontuou a diretora-executiva do Ipespe, contando que o desejo por mudança é ainda maior entre os eleitores que não se mostram propensos a votar no atual vice-prefeito.
A diretora-executiva do Ipespe lembrou, porém, que esta situação pode se alterar devido à influência do guia eleitoral. Afinal, apesar de a avaliação do atual prefeito José Queiroz (PDT) não ser das melhores, o poder da máquina pública dará mais tempo de aparição para Jorge Gomes.
“Com o início da campanha, será possível mostrar as ações da prefeitura. É papel de Jorge Gomes, então, conseguir melhorar a avaliação da administração da qual ele se faz sucessor. E, caso ele alavanque esta imagem, pode haver mudanças neste quadro”, afirmou Marcela.
Quem também pode ganhar espaço com o início do guia é Raquel Lyra, que saiu do PSB e se vinculou ao PSDB para poder se candidatar à Prefeitura e deve usar a imagem do pai e ex-governador de Pernambuco, João Lyra, na campanha. Já Tony Gel deve brigar para manter a liderança, mostrando os feitos da sua gestão, que antecedeu José Queiroz e, por isso, atende ao desejo de mudança do eleitor caruaruense.
Deixe um comentário