O Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas Ferramentas de Pernambuco – Sindileq – PE reuniu nesta sexta (10) associados e parceiros para debater sobre o mercado de locação de equipamentos na visão do cliente. O Meeting mensal aconteceu no restaurante Ponteio e contou com participação do presidente do Sinduscon – PE, Gustavo de Miranda, além da presença do Banco do Brasil S/A.
Em seguida, Gustavo de Miranda defendeu a importância da seletividade do cliente no mercado de locação e também na engenharia. Discutiu a questão das obras da Refinaria Abreu e Lima, da Petroquímica de Suape e criticou o Governo Federal por interromper projetos por falta de dinheiro. “Não sabemos o que vai surgir nas emendas constitucionais, temos hoje muitas ingerências políticas e partidárias não cabíveis”. Segundo o presidente do Sinduscon – PE, Pernambuco é um Estado extraordinário, mas é preciso mudar a sistemática de conclusão das obras: “não se paga quando não se tem”, destacou Miranda.
Sobre o mercado de locação na visão do cliente, Gustavo de Miranda informou que o momento de incerteza política é um momento de oportunidades para o negócio. “Equipamentos específicos serão as grandes oportunidades da locação”, ressaltou ele. Entre os problemas atuais, Miranda informou durante a conversa com os associados que a falta de incentivo ao estudo e ao conhecimento em relação às obras é um problema atual, além da falta de sondagem dos projetos. “É preciso estudar as obras no quesito orçamento e licitações”, disse ele.
Durante o encontro foram discutidos assuntos juntos aos associados como a vinda da fábrica da Fiat ao Estado, a atual situação do Arco Metropolitano, do Cais José Estelita, das obras da transposição do Rio São Francisco, entre outros empreendimentos: “Precisamos ter decisões políticas firmes”, informou Miranda. Acrescentou a importância de características inovadoras para a realização dos projetos. “Precisamos reequipar o Estado em seus cargos funcionais. O Brasil é um país de investimentos por conta das carências”, destacou.
Segundo Miranda, o número de construtoras vai crescer assustadoramente nos próximos anos e alertou os associados à demanda do mercado: Não entrar em aventuras com relação aos projetos básicos, não se começa uma obra sem projetos executivos, finalizou Miranda. Após a exposição dos assuntos, os associados puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, além de opinar sobre o mercado atual.
João Carvalho, presidente Sindileq – PE informou que o tema do meeting é de total importância para os locadores de equipamentos do Estado de Pernambuco e agradeceu a presença de Gustavo de Miranda e dos associados. “Tratamos de assuntos relevantes, como a falta de recurso e a visão dos clientes do ramo de locação. O Sinduscon é fundamental nos momentos bons e também nos momentos delicados como este em que o mercado passa atualmente”, afirmou o presidente do Sindileq – PE.