No último dia nove, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os médicos da Rede Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. A reunião contou com a presença dos diretores do Simepe Rodrigo Rosas, Malu David, Sylvio Vasconcelos, Jose Tenório, Adilson Morato, Robson Miranda, Jamilly Leite, Marcílio Oliveira, Eraldo Arraes, Lilian Parra e Fernando Jr. Também esteve presente o advogado da Defensoria Médica do sindicato, Vinícius Calado.
Durante o encontro, foram discutidas questões críticas que afetam diretamente as condições de trabalho e o atendimento à população, entre elas: falta de insumos básicos, infraestrutura inadequada, escalas de plantão incompletas, atrasos no pagamento dos salários, além da necessidade de reajuste salarial.
Diante do cenário alarmante, o sindicato tomou medidas imediatas, como envio de um ofício denunciando a situação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Assim como envio de ofício ao novo secretário de saúde do município, solicitando reunião para discutir soluções para os problemas apontados. Como resposta, o MPPE confirmou que está investigando as denúncias, dando início a um processo apurativo; e o novo secretário se prontificou a dialogar com o sindicato. O objetivo é compreender as propostas da gestão para enfrentar as dificuldades existentes, estabelecer um cronograma de pagamento dos plantões extras e buscar soluções de curto, médio e longo prazo para a saúde municipal.
A diretora Malu David destacou as expectativas em relação à nova gestão municipal. “Vamos torcer para que a saúde do Cabo possa progredir com a nova gestão. Precisamos resgatar a energia e trabalhar para superar anos de problemas sem solução. No entanto, o momento exige agilidade, pois os médicos estão exaustos, desgastados e, caso não haja avanços, já sinalizam a possibilidade de greve”, afirmou.
Entre as principais deliberações da assembleia, ficou definido que a próxima AGE ocorrerá no dia 28 de janeiro, às 18h (primeira chamada) e às 18h30 (segunda chamada). O momento será fundamental para avaliar os desdobramentos das ações e das negociações com a gestão municipal. Para participar, basta enviar e-mail para [email protected].
Deixe um comentário