Dia histórico para Petrolina. Uma das obras mais esperadas no município pernambucano, o prédio do Hospital de Petrolina foi entregue pelo prefeito Simão Durando, nesta quinta-feira (4), à população. A instituição recebeu o nome de Dr. Alírio Brandão, homenageando um grande médico petrolinense que foi responsável pelo cuidado à saúde de centenas de pessoas. O evento contou com a presença dos ex-prefeitos Miguel Coelho e Augusto Coelho, a família do homenageado, vereadores e lideranças.
A entrega representa um importante reforço na oferta dos serviços de saúde e um marco na cidade que agora contará com um hospital totalmente municipal, ampliando o número de serviços realizados na cidade, entre consultas especializadas, exames e cirurgias, desafogando ainda os hospitais da região. Após a entrega do prédio realizada pelo prefeito, a previsão de funcionamento dos serviços já é no próximo mês. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 30 milhões, entre recursos próprios e emenda do deputado federal Fernando Filho e do ex-senador Fernando Bezerra.
O equipamento, do tipo “hospital dia”, será referência para a assistência intermediária, de baixa e média complexidade, desenvolvendo atividades ambulatoriais, procedimentos clínicos e cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. A estrutura conta com 14 consultórios ambulatoriais; três salas operatórias; quatro leitos de recuperação pós anestésica; 12 leitos de clínica cirúrgica, além de sala de fisioterapia e odontologia.
De acordo com o prefeito Simão Durando, a expectativa é que o equipamento realize cerca de 5 mil atendimentos por mês para todos os públicos. “Agora podemos afirmar que Petrolina tem um hospital para chamar de seu. Que atenderá com a prioridade que a nossa gente merece. Muito feliz em entregar essa obra que foi sonhada, planejada e construída por tantas mãos. É realmente muito emocionante. Esse equipamento vai permitir que o município amplie a oferta de serviços em saúde pública, reduzindo as filas de espera e garantindo o atendimento integral e continuado dos usuários do SUS de Petrolina.A lista de serviços a serem oferecidos aqui é grande, mas só não é maior que a nossa alegria de vê-lo saindo do papel e o orgulho de podermos entregar um espaço tão sonhado por todos de Petrolina!”, celebrou.
Em seu discurso, o ex-prefeito Miguel Coelho, destacou os avanços na saúde de Petrolina são inúmeros, desde o Centro de Parto Normal, Centro de Referência em Saúde da Mulher, construção de prédios próprios para os CAPs, reforma e construção de postos de saúde, a compra de equipamentos para a realização de exames, a exemplo do mamografo, e os mutirões de consultas e cirurgias.
“Nós iniciamos a reestruturação da rede de saúde e agora o prefeito Simão vem fazendo muito mais. Esse hospital ficará como um marco da saúde pública. O prefeito continuará contando com nossa força política para proporcionar mais conforto e qualidade na prestação de serviço em nossa rede própria, sobretudo na realização de cirurgias, desafogando assim a demanda dos procedimentos na baixa e média complexidade. Simão tem feito muito e vai fazer ainda mais”, concluiu.
marianne nunes diz
Quem vai administra o Hospital municipal prefeitura , ou terceirizada Não vai ter seleção?