O prefeito Simão Durando concedeu, nesta quarta-feira (22), a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O órgão, que é vinculado diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem como finalidade ampliar a participação da sociedade civil organizada na elaboração do planejamento de ações para os idosos, garantindo os direitos sociais e criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
O prefeito Simão destacou a relevância da atuação do conselho no município que reflete o compromisso entre governo e sociedade civil, além do trabalho conjunto para o desenvolvimento das ações e políticas públicas voltadas para a pessoa idosa no município.
“Sempre digo que uma das características da nossa gestão é ouvir a população, estamos sempre abertos ao diálogo e para o desenvolvimento do trabalho em conjunto, em busca de uma sociedade mais justa. Queremos contar com a participação intensa da sociedade. Aqui temos conselhos que funcionam e é assim que vamos aprimorando as nossas políticas públicas. Quem ganha é a população que mais precisa”, apontou.
Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa congregar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados que visem o atendimento e a promoção das pessoas idosas, buscando o cumprimento dos princípios e diretrizes estabelecidos na legislação em vigor. É um órgão de caráter permanente, paritário, colegiado, consultivo, deliberativo e opinativo. Ele é composto por 24 integrantes, sendo 12 representantes do poder público e 12 da sociedade civil. O mandato do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é de dois anos.
Deixe um comentário