O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou nesta quinta-feira (23) que o cantor e compositor Geraldo Azevedo receberá uma série de homenagens ao longo de 2025. A primeira será no Carnaval, cujo tema será “Azevede-se na folia”. Ícone da música popular brasileira e representante da tradicional arte nordestina, Geraldo terá também um selo comemorativo da prefeitura pelos 80 anos de sua vida e obra. Essa chancela será utilizada em eventos oficiais e atividades diversas para lembrar a relevância do artista para o povo petrolinense.
A notícia foi divulgada em uma transmissão ao vivo do prefeito com Geraldo nesta quinta. Durante a conversa, Simão informou que além do Carnaval, diversos eventos da prefeitura, como aniversário da cidade e o próprio festival que leva o nome do artista, irão homenagear as oito décadas do filho de Petrolina. Portanto, será um ano inteiro em tributo ao artista pernambucano.
Simão fez questão de destacar a importância de valorizar a cultura regional e o impacto da obra de Geraldo para a música nacional. “Trata-se de uma referência, não só para Petrolina e Pernambuco, mas para todo o Brasil. Sua obra atravessa gerações e representa a alma do nosso povo. Não poderíamos escolher ninguém melhor para ser o homenageado do nosso carnaval. Mas esse tributo se estenderá durante todo o ano de 2025 para rememorar e valorizar essa história. Fiz questão de contar e pedir permissão para Geraldo. Estou muito feliz por poder prestar essas homenagens, mas ainda é pouco para o que ele representa para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O cantor, que tem uma carreira de mais de cinco décadas, ficou emocionado com o reconhecimento. “Já recebi diversas homenagens aí na minha terra que fico de alma lavada. Obrigado, meu irmão. É muito emocionante para mim. Um milagre na minha vida essa ‘oitentação’, sempre na minha carreira fiz questão de estar louvando minha terra e ter essa celebração dos meus conterrâneos é muito satisfatório, certeza que o velho Simão Durando está muito feliz lá em cima. Minha gratidão a você”, agradeceu Geraldo, fazendo referência ao pai do atual prefeito, cujo nome também era Simão.
Nascido em Petrolina em 11 de janeiro de 1945, Geraldo Azevedo é um dos maiores nomes vivos da cultura nordestina. Entre seus maiores sucessos estão “Táxi Lunar”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Dia Branco” e “Dona de Minha Cabeça”. Tem mais de 20 discos lançados de forma solo e participações com outros artistas renomados. Nas últimas décadas, Geraldo ganhou ainda mais notoriedade ao fazer parte do “O Grande Encontro”, um projeto musical em parceria com Elba Ramalho, Zé Ramalho e Alceu Valença. Em Petrolina, desde 2022, quando o prefeito Simão resgatou o evento, anualmente ocorre o Festival Geraldo Azevedo, um concurso de canções e cantores para valorizar a arte da região.
Deixe um comentário