Pré-candidato ao Senado na chapa da pré-candidata ao governo Marília Arraes (PT), o deputado federal Sílvio Costa (Avante) acaba de receber o apoio da oposição do município de Lagoa dos Gatos, no Agreste, liderada pela ex-prefeita Verônica Soares (ex-PSB). Nesta quarta-feira (27), o grupo político da ex-prefeita – cinco vereadores e militantes partidários – declarou voto no deputado na disputa ao Senado. “A atuação de Sílvio Costa na Câmara é destaque nacional. Ele é um aliado do (ex) presidente Lula, um guerreiro”, disse Verônica.
Prefeita de Lagoa dos Gatos de 2013 a 2016, a líder da oposição Verônica Soares recebeu Sílvio Costa, que é vice-líder da oposição ao governo Temer na Câmara Federal, acompanhada de três vereadores do PSB – Sidraílson, Dudé e Zé de Bobó -, um do PT (Tarcísio) e outro do DEM (vereador Lêu). O grupo forma a maioria na Câmara Municipal. O deputado recebeu o apoio também do ex-vice-prefeito e empresário Sizonaldo Laurentino, candidato do PRB a prefeito em 2020.
O pré-candidato ao Senado esteve acompanhado do pré-candidato a deputado federal, Sílvio Costa Filho (PRB). A 130 Km do Recife, Lagoa dos Gatos é um município da microrregião do Brejo pernambucano, está integrado à mesorregião Agreste e possui 16 mil habitantes (IBGE/2014). Reconhecido como povoação em 1832, foi elevada à categoria vila e depois distrito de Bonito. Em 1867 passou a pertencer a Caruaru, mas em 1873 foi desmembrado e anexado a Panelas. Passou a ser cidade com a denominação de Frei Caneca por lei estadual de 1928. Em 1938, restabeleceu o topônimo de Lagoa dos Gatos.
De acordo com antigos moradores, a origem do nome Lagoa dos Gatos data do final do século 18, quando no local começou a se erguer a cidade. Havia uma mata e uma pequena lagoa com uma nascente e um riacho. Certo dia, um caçador se deparou com gatos maracajás bebendo na lagoa. A partir do relatado aos habitantes, passou a ter esse topônimo. Suas principais atividades são agricultura, pecuária, comércio e turismo. A cidade é um dos maiores polos de carnaval do Agreste pernambucano.
Deixe um comentário