Na última reunião da terça-feira com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a bancada federal de Pernambuco, o deputado Silvio Costa Filho propôs que Renan pudesse ajudar, junto ao ministro Rui Costa e o presidente Lula, na inclusão do Arco Metropolitano no pacote de investimentos que será apresentado agora em julho pelo Governo Federal. Silvio Filho, inclusive, encaminhou ofício ao ministro Rui Costa formalizando o pedido.
O Arco é uma obra de quase R$ 2 bilhões, fundamental para o escoamento da produção, ajudar na mobilidade urbana e, sobretudo, para potencializar o Porto de Suape e a região da Mata Norte que tem o setor automotivo. “Além de ajudar e ser mais uma alternativa para reduzir os congestionamentos diante do grande fluxo de veículos que transitam na região metropolitana, o equipamento ajudará no desenvolvimento econômico do Estado. Melhorando a logística, poderemos atrair novos investimentos e ajudar a melhorar o escoamento da indústria automotiva da Mata Norte até Suape”, ressaltou Silvio Filho.
De acordo com dados do Ministério dos Transportes, atualmente, o montante necessário para erguer a obra é na ordem de R$ 2 bilhões. O governo federal trata o arco como necessário, a exemplo dos que já existem em São Paulo e Belo Horizonte. Uma das propostas para a construção do arco é a divisão de trechos. Um deles, na parte sul, ficaria com a União. Outro, ao Norte, vai para o estado.
“É fundamental que a gente possa fazer uma ampla mobilização entre toda bancada no Congresso Nacional com o envolvimento direto da governadora Raquel Lyra e o Governo Federal para que, de maneira coletiva, a gente possa construir essa obra tão importante para o desenvolvimento da região metropolitana de Pernambuco”, complementou Silvio. A proposta do deputado contou com o apoio integral da bancada federal de Pernambuco.
Deixe um comentário