O deputado Severino Ninho (PSB) agendou para esta terça-feira (29), na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), audiência pública para discutir as implicações à saúde dos consumidores em virtude dos altos níveis de agrotóxicos presentes nos alimentos. Para participar do debate, foram convidados representantes do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, da ANVISA, Abrasco, Inca e Proteste. O encontro acontece às 14h30.
Preocupado com o uso exorbitante de agrotóxicos nos alimentos agrícolas, onde estudos apontam esse exagero como um dos principais fatores da incidência de câncer nos seres humanos, Ninho decidiu incentivar o debate e encontrar uma solução. “De acordo com os dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 70% dos alimentos in natura consumidos no País estão contaminados por essas substâncias. O mais grave é que 28% desse percentual não são autorizados pela Anvisa”, alertou o deputado.
O Instituto Nacional do Câncer diz que o dano é tão grande que de forma ilustrativa, avalia que cada brasileiro toma um galão de cinco litros de veneno por ano. O Instituto alerta para a ligação que o uso excessivo de agrotóxico tem com a incidência de certos tipos de câncer e de doenças genéticas. “Com a intenção de buscar um melhor entendimento da gravidade do assunto, solicitamos esta audiência pública na CDC”, explicou Ninho.
Deixe um comentário