Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o município de Serra Talhada deu início a diversas ações que visam à promoção da preservação do meio ambiente. O Junho Verde vai contar com diversas iniciativas, como o plantio de novas árvores, pedalada e campanhas de conscientização. As ações se somam a diversas outras medidas realizadas pela gestão municipal ao longo dos últimos anos, com o intuito de maior preservação ambiental.
Nesta segunda-feira, foi feita uma ação para Coleta Seletiva para aumentar a adesão da população e amanhã o Vila Bela vai receber uma ação para plantio de hortas.
Ações em escolas municipais também estão na programação, como a ação de educação ambiental na Escola Estadual Manoel Pereira Lins, que foi realizada na última sexta-feira, uma palestra de sustentabilidade na Escola Estadual Solidonio Leite, que acontece na noite desta segunda (05); uma oficina de plantio para os alunos da Escola Municipal Guilherme Carry, no próximo dia 08; e de plantio e coleta na Escola Ágape, no dia 14.
Amanhã, O Vila Bela vai receber uma ação para plantio de hortas.
Também haverá o plantio junto aos moradores do Poço da Cruz, no dia 16, um porta a porta com os moradores do Poço da Cruz 1 no dia 13, sobre coleta seletiva e o descarte correto do lixo, e um plantio na Feira do Gado, no dia 18.
O Parque dos Ipês também vai receber duas ações: uma no dia 22, que é sobre o descarte incorreto do lixo, e no dia 27, haverá plantio de uma Horta de Plantas Medicinais com a comunidade dos arredores do parque.
As ações seguem até o dia 02 de julho, com uma pedalada ecológica que sai dos Ipês, às 7h. “Teremos um mês inteiro de programações que reforçam o compromisso da nossa gestão com o meio ambiente. Mas é importante reforçar que não é apenas neste período que fazemos ações voltadas à preservação ambiental. Essa é uma construção que vem desde os primeiros meses do nosso governo. Vale lembrar também que o meio ambiente é compromisso de todos os cidadãos e cidadãs que amam nossa cidade”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.
*MEIO AMBIENTE*
A gestão da prefeita Márcia Conrado tem feito diversas ações com o objetivo de fortalecer a preservação do meio ambiente em Serra Talhada. Entre elas, é possível citar o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas através do Programa Arboriza Serra e do programa Disk Verde, onde a população solicita plantio de mudas nativas em suas casas através de ligação telefônica para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Outras importantes medidas adotadas pela gestão municipal foram a instalação de placas educativas em diversas praças e canteiros dos bairros de Serra Talhada e dos distritos; a identificação de “micro-lixões” em terrenos baldios, com monitoramento e educação ambiental, além de limpeza dos terrenos e instalação de placas educativas; a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública- A3P, tendo como sua primeira ação o lançamento de programas de instalação de papa-pilhas e de postos de coleta de óleo de cozinha (Lugar de óleo não é no ralo!) e a campanha “Adote uma caneca” em diversas repartições públicas da esfera municipal; a instalação de canais verde (Resíduo que pode ser reciclado), cinza (Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação); e de lixeiras seletivas – canais verde e cinza – no memorial, na avenida Ademar Xavier, em parte da avenida Afonso Magalhães, nas praças da pamonha I e II, praças do IPSEP e Mutirão.
Outras ações também foram realizadas com o objetivo de reforçar o compromisso ambiental da gestão, como a inauguração do Parque dos IPÊS, uma área com 15 mil metros quadrados e 80% de área verde com plantio de espécies nativas adultas; a revitalização da Avenida Afonso Magalhães, onde houve a substituição de espécies exóticas por espécies nativas adultas, e do Viaduto Padre Jesus Garcia; e a construção de ciclo faixa na Avenida Afonso Magalhães.
Vale destacar também o lançamento do “Manual digital do Descarte Certo” que indica os pontos de descarte destes produtos; a instituição do Plano Local de Ação Climática; a instituição, através de decreto, do Plano de Educação Ambiental; a aprovação do Plano Municipal de Coleta Seletiva; e a aprovação, junto ao Fundo Nacional de Meio Ambiente, de R$ 500.000,00, para trabalhar com 20 famílias em projeto de reflorestamento nas margens do Riacho São Domingos.
Serra Talhada vem sendo protagonista regional no que se refere à participação em Fóruns e Congressos nacionais e internacionais sobre práticas socioambientais sustentáveis, além de sua excelente atuação em diversas entidades do país e fora dele, que tenham o mesmo tema de meio ambiente, sustentabilidade e ação climática por objeto de discussão.
Deixe um comentário