O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou em delação que captou dinheiro da empreiteira Queiroz Galvão, enrolada na Lava Jato, para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), uma das principais defensoras da presidente afastada Dilma Rousseff.
Jandira aparece como uma das recebedoras de recursos captados por Machado junto a empresas fornecedoras da Transpetro. Machado conseguia o dinheiro como contribuição eleitoral oficial para suas campanhas. As informações são do jornal O Globo.
Assim como ocorria com o petista Luiz Sérgio, Jandira pediu ajuda diretamente a Machado, de acordo com o que consta da delação. Machado então contou que, a partir da solicitação de Jandira, conseguiu uma ajuda da Queiroz Galvão para a atual candidata do PCdoB à Prefeitura do Rio de Janeiro. O valor arrecadado não foi divulgado.
Em suas duas últimas eleições, 2010 e 2014, de acordo com a reportagem, Jandira recebeu doações da UTC, Keppel Fels, Brasfels e Queiroz Galvão, todas empresas envolvidas na Lava Jato.
Diário do Poder