
Treinamento reúne representantes de seis estados em Brasília e apresenta nova metodologia do programa de lideranças do agro
Com foco na formação de jovens líderes para atuarem no meio empresarial e institucional do agro, o Senar Pernambuco participou da capacitação nacional do programa CNA Jovem, iniciada na última segunda-feira (7), em Brasília. A atividade faz parte dos preparativos para a 6ª edição do programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar em todo o país.
Representaram o estado o gestor estadual do programa, Jailton Bezerra, e os instrutores Maria Clara Libelina e Gustavo Cavalcante. O grupo será responsável por aplicar, em Pernambuco, a nova metodologia do CNA Jovem, que nesta edição enfatiza o desenvolvimento de competências socioemocionais, comunicação eficaz e liderança empreendedora.
“A participação de Pernambuco neste momento de alinhamento é essencial para garantir a qualidade da etapa estadual. Nosso compromisso é formar jovens líderes preparados para transformar o agro pernambucano”, afirmou Jailton Bezerra.
Os instrutores Maria Clara e Gustavo também demonstraram entusiasmo com o desafio. “Estamos motivados e prontos para implementar essa abordagem inovadora no estado”, destacou Gustavo Cavalcante.
Segundo Fabíola Bomtempo, diretora-adjunta de Educação Profissional do Senar, o novo formato do programa foi pensado para atender ao perfil do jovem atual. “A proposta é trabalhar competências como comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe com ainda mais intensidade”, explicou.
Para Fernanda Nonato, assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional (DEP), o jovem é peça-chave para a inovação e continuidade do setor. “A sucessão no campo depende da valorização e preparação dessa nova geração. O CNA Jovem é uma ferramenta estratégica nesse processo”.
A capacitação segue com outras duas turmas, totalizando 78 participantes de 24 estados. As etapas estaduais do CNA Jovem acontecem entre junho e setembro de 2025, com atividades online e presenciais. Os participantes que mais se destacarem avançarão para a fase nacional, de setembro a dezembro.
Deixe um comentário