Com o tema ‘Consumo e Produtos Sustentáveis’, a Prefeitura do Cabo promoveu a abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (05), no auditório do CAM 1, na Torrinha, e a programação da semana segue até o dia 09 deste mês. O objetivo é trazer mais clareza sobre o assunto e conscientizar as pessoas a cuidarem do meio ambiente.
A solenidade teve como início a apresentação dos atores Flávia Lucena e Rafael Dinarck, da Trupe Cara & Coragem, interpretando os personagens Mateus e Catirina em um momento de descontração.
A gerente de Captação de Recursos do Governo do Estado, Ana Gama, foi a palestrante. Ela apresentou o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, mostrando estratégias como as ações de controle e gestão na área ambiental destinadas aos resíduos sólidos do município.
O encontro contou com a presença do prefeito em exercício Keko do Armazém e parte do secretariado municipal. A secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado, comentou que “as empresas são agentes importantes na produção sustentável com a fabricação de produtos que podem ser reutilizáveis”. Para ela, “o poder público também é um agente regulador que pensa e promove incentivos para a educação ambiental da população”, afirmou durante a palestra.
Lúcia Escorel, secretária executiva de Meio Ambiente, afirmou que a sociedade civil é responsável pelo meio ambiente. “Já estamos vivendo mudanças climáticas drásticas em cidades vizinhas, e em nosso município não é diferente. Precisamos conscientizar nossa geração”.
A solenidade contou também com a participação dos alunos do curso de Meio Ambiente do IFPE – Campus Cabo e do Colégio Mário de Andrade. “Apesar de ter uma linguagem bem técnica, tivemos uma noção melhor sobre a Semana do Meio Ambiente. Começamos a refletir e pensar em cuidar melhor de onde vivemos”, destacou Fábio Júnior, 15 anos, aluno do 9° ano do Colégio Mário de Andrade.
Mais atividades serão realizadas durante a semana festiva, como trilhas ecológicas, caminhadas, palestras nas escolas e plantio de mudas.
Deixe um comentário