O secretário das Cidades, André de Paula, e o prefeito de Moreno, Dilsinho Gomes, inauguraram, na tarde do último sábado, 28, a primeira Academia das Cidades do município. Localizada no Alto Novo Horizonte, distrito de Bonança, o espaço recebeu o nome de Governador Eduardo Campos, em homenagem ao saudoso ex-governador de Pernambuco e idealizador do projeto, e contou com a presença de João Campos, filho mais velho do homenageado.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população – por meio de atividades físicas, lúdicas e culturais –, a obra teve um custo total de R$ 803 mil e faz parte do processo de universalização do programa, que já contemplou 154 municípios pernambucanos. Mais de R$ 93 milhões foram investidos até o momento, possibilitando a construção de 181 academias.
De acordo com o secretário André de Paula, nas andanças com o governador Paulo Câmara, em especial durante a realização do programa Todos por Pernambuco, a construção de Academias das Cidades nos municípios tem sido uma das principais solicitações dos prefeitos, considerando a importância que a obra tem para a população.
“Um espaço como este tem grande relevância para todos da comunidade – do mais novo ao mais velho. Ele se incorpora ao dia a dia das pessoas, dialoga com a saúde, permite a formação de talentos esportivos e é uma importante área de lazer. É razão de muita alegria tirar do papel um projeto tão sonhado”, ressaltou o secretário.
Convivência familiar
Acompanhado da esposa e primeira-dama do município, Renata Belo, o prefeito Dilsinho destacou que a Academia das Cidades é a primeira área do entorno destinada à convivência de famílias. Segundo ele, o espaço também oferece segurança para aqueles que antes faziam exercícios físicos às margens da BR-232.
“Agora, é possível dispor de aparelhamentos que vão ajudar a cuidar da saúde de forma segura. Temos aqui pista de cooper, playground, equipamentos de ginástica, bicicletário, mesas e bancos”, elencou o prefeito.
João Campos compareceu à solenidade acompanhado da namorada, Lara Santana. Fez um discurso breve e caloroso. Entre uma palavra e outra de agradecimento, falou sobre o pai, Eduardo. Evidenciou a alegria que ele teria sentido com a construção de mais uma Academia das Cidades.
“Ele foi incansável na luta pela realização de muitos sonhos. Fez ações revolucionárias e alcançou índices aparentemente impossíveis. Esta obra dá ao povo a oportunidade de conviver de forma melhor no próprio espaço, e o meu pedido é que vocês zelem, cuidem, deem a ele o carinho que merece, afinal, a Academia das Cidades tem dono: o povo de Moreno”, disse.
Torneio de futebol
A programação festiva foi aberta pela Banda Marcial Maria do Céu Bandeira (da escola de mesmo nome), campeã 2014 do concurso juvenil da Globo Nordeste, e ofereceu ao público um torneio amistoso entre os times de futebol Moreno e Bonança, realizado na quadra da Academia. Bonança venceu de 1×0 e foi premiado com a Taça Eduardo Campos.
Deixe um comentário