Recife, 02 de fevereiro de 2016 – Os foliões do Carnaval de Pernambuco estarão mais bem informados sobre os focos da folia, neste ano. Isso porque a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur), vai disponibilizar em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Estado o novo guia “Carnaval em Pernambuco 2016”. A publicação reúne dicas sobre as cidades-polos da folia, telefones úteis para o folião e opções de descanso com programas alternativos para os turistas que pretendem escapar das grandes aglomerações. Além das informações sobre os polos, o guia de bolso também antecipa o calendário dos próximos eventos doEstado.
O guia do folião traz informações sobre a programação e os principais atrativos da folia em 14 cidades pernambucanas: Recife, Olinda, Goiana, Gravatá, Triunfo, Pesqueira, Salgueiro, Arcoverde, Catende, Belém do São Francisco, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Paudalho e Bezerros. A publicação apresenta as duas versões mais conhecidas do Carnaval do Estado, nas cidades do Recife e Olinda, e contempla também o interior, com destaque para as tradições do carnaval de máscaras e adereços.
No Recife, o guia apresenta ao folião dicas de prévias carnavalescas, o Galo da Madrugada e as atrações musicais noturnas do palco Marco Zero e dos palcos descentralizados na Região Metropolitana da cidade. Em Olinda, ganham destaque na publicação os blocos de rua que atraem multidões nas ladeiras do Sítio Histórico. No interior, o guia de bolso apresenta ao folião as atrações que ganham as ruas das cidades com tradição carnavalesca. Na Zona da Mata, Agreste e Sertão, o Carnaval é retratado nas figuras dos caiporas, caboclos de lança, caboclinhos, papangus e caretas.
“Com este material, queremos apresentar a diversidade cultural da maior festa de Pernambuco e toda a sua essência popular e democrática. O folião que vem para cá nesta época do ano precisa estar bem informado sobre as atrações e os polos, e ter uma boa noção dos atrativos turísticos”, avalia o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Entre as opções de descanso para o folião que prefere revigorar as energias e optar por programas alternativos, como curtir as praias de Pernambuco e se aventurar nas rotas rurais, o guia “Carnaval em Pernambuco 2016” informa sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha, praias dos Litorais Sul e Norte, e propriedades rurais que oferecem a oportunidade aos visitantes para vivenciar o dia a dia do campo.