Brasília – Mais cursos, possibilidades e soluções para os empreendedores com foco em inovação. Essas novidades chegam ao Programa Inovativa Brasil, que promove a aceleração de startups, a partir da assinatura do Termo de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Sebrae. O acordo foi firmado hoje pelo ministro Armando Monteiro e o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
“Essa parceria nos possibilitará ampliar e integrar as bases de mentores e avaliadores do Sebrae e do InovAtiva, promover o desenvolvimento conjunto de novos cursos online e presenciais e aprimorar os mecanismos de acesso a capital de risco”, afirmou Monteiro.
Durante a solenidade, foi apresentado o programa de internacionalização do Inovativa Brasil e um painel sobre o tema, com a presença de representantes da Apex-Brasil, do MDIC, e do Sebrae, além de dois empreendedores com experiência internacional: Flávio Ludgero, co-fundador da Startaê; e Joni Hoppen dos Santos, fundador da Aquarela Knowledge & Innovation, finalista do InovAtiva 2015.
“Faz parte dos nossos objetivos possibilitar que as melhores startups em seus ciclos de aceleração tenham a oportunidade de se tornarem globais, vendendo seus produtos e serviços não só no Brasil mas também nos mercados mais sofisticados do mundo. Temos casos de sucesso de inserção de startups do Inovativa no Vale do Silício (EUA) e em Londres”, disse o ministro.
Criado em 2013 pelo MDIC, o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores.
O Inovativa Brasil, que já conta com mais de 11.000 empreendedores em sua plataforma, 400 mentores voluntários no Brasil e no exterior, ampla rede de parceiros privados, e possui grande expertise na oferta de conteúdos online especializados para capacitar startups nas competências necessárias para se desenvolver um negócio inovador.
As inscrições de projetos para o primeiro Ciclo de Aceleração 2016 do InovAtiva Brasil começam no mesmo dia da assinatura do acordo, 17 de fevereiro, e vão até 14 de março. Pela primeira vez, será aberto um segundo Ciclo de aceleração no mesmo ano, a partir de 23 de maio. Mais informações em www.inovativabrasil.com.br.