Em Pernambuco já tivemos vários exemplos de familiares que disputaram o cargo de deputado federal e foram eleitos. Aconteceu em 1994 com Mendonça Filho e José Mendonça. Ambos foram eleitos deputados federais.
Já no ano de 2002, Miguel Arraes e Eduardo Campos disputaram o mesmo cargo de deputado federal, tanto o avô quanto o neto conseguiram alcançar o mandato na Câmara dos Deputados. Assim como Roberto Magalhães, Armando Monteiro que são primos e José Múcio Monteiro que também tem parentesco com o hoje senador. Todos foram eleitos.
No ano de 2006, Carlos Wilson e Eduardo da Fonte, sogro e genro respectivamente, disputaram mandato na Câmara Federal e conquistaram a vitória. Por fim, Mendonça Filho e Augusto Coutinho, ambos cunhados, disputaram mandato em Brasília e saíram vitoriosos.
Para as eleições de 2014 existe uma articulação parecida, onde Romário Dias, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deverá ser novamente candidato a deputado estadual, assim como o seu filho Leonardo Dias (PSB), que já é deputado, deve disputar a reeleição.
A única chance disso não ocorrer é se Leonardo Dias tentar um mandato em Brasília. Mesmo assim, é uma demonstração indiscutível de força e prestígio político. Ambos têm condições de alcançar o objetivo.
Carlos diz
nada mais justo a volta de Dr. Romário que sempre trabalhou por Pernambuco com hombridade e seu filho vem tendo grande destaque em seu mandato a frente da Comissão de Desenvolvimento economico.