O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Rodrigo Farias (PSB), conseguiu aprovar nesta terça-feira (15) o projeto de lei que garante a realização do intercâmbio de 700 alunos da rede estadual de ensino, selecionados no edital de 2024 do Programa Ganhe o Mundo. A proposta, em co-autoria com o deputado Renato Antunes (PL), foi construída após o Farias ouvir mães, pais e responsáveis pelos estudantes, que estavam aflitos diante do atraso do embarque e da ausência de informações claras por parte do Governo do Estado.
Com articulação de Rodrigo Farias, o projeto foi aprovado em tempo recorde em quatro comissões e em duas discussões no plenário – publicado na sexta e aprovado nesta terça. Deputados de diferentes partidos votaram a favor e a proposta agora cria uma excepcionalidade no programa, permitindo que os alunos que ainda não embarcaram por motivos administrativos ou logísticos possam realizar o intercâmbio em 2026. A medida beneficia, especialmente, cerca de 250 estudantes que completam 18 anos no segundo semestre de 2025 e, pelas regras atuais, corriam o risco de não mais poderem participar.
“O Ganhe o Mundo é um programa que transforma a vida de jovens e suas famílias e estava parado há mais de dois anos. Seria extremamente injusto esses estudantes perderem essa oportunidade por causa da incompetência do governo Raquel Lyra, que retomou o programa de forma capenga. Quando a gestão falha, o Parlamento precisa agir. Foi o que fizemos”, afirmou Rodrigo Farias. O deputado relembrou que, na pandemia, medidas semelhantes foram adotadas para garantir o direito dos alunos.
Para o parlamentar, a aprovação do projeto mostra a força da escuta e do diálogo. “Foi a partir da angústia dos pais que construímos uma saída concreta. Hoje, a Assembleia cumpre seu papel e dá uma resposta a essas famílias. O que o Governo não fez em meses, a Alepe resolveu em dias”, declarou. A proposta foi votada em regime de urgência e aprovada por unanimidade no plenário.
GANHE O MUNDO – Criado em 2011 pelo então governador Eduardo Campos, o Programa Ganhe o Mundo marcou uma revolução na educação pública de Pernambuco ao oferecer a alunos da rede estadual a oportunidade de intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Nova Zelândia. O objetivo sempre foi proporcionar uma vivência internacional, com foco na imersão em língua estrangeira e no desenvolvimento pessoal dos estudantes, muitos deles com poucas oportunidades fora do ambiente escolar. Ao longo dos anos, o programa transformou a vida de milhares de jovens e se tornou referência nacional, reconhecido como uma política pública que alia educação, inclusão e mobilidade social.
Deixe um comentário