O mais antigo e tradicional programa de entrevistas da televisão brasileira, ganha agora sua primeira versão local. A partir de agosto, o Roda Viva Pernambuco, entra no ar, para discutir assuntos políticos, econômicos e culturais, do estado e do país. O renomado jornalista Aldo Vilela, apresenta o programa, que será exibido pela TV Nova/TV Cultura, canal 22.1, no Grande Recife, às terças, a partir das 22h15.
A versão pernambucana, segue o padrão do Roda Viva nacional. Semanalmente, convidados como lideranças políticas, empresários, acadêmicos e escritores, participam de uma sabatina, composta por seis críticos e jornalistas. Um chargista, também acompanha a mesa de debate, apresentando ilustrações ao longo da conversa.
O cenário local, reforça o modelo tradicional do programa: o entrevistado fica no centro de um círculo formado por seus entrevistadores, que estão numa posição mais alta. O convidado fica numa cadeira giratória e vira-se para o jornalista que fará a pergunta. O estúdio é rodeado por câmeras, de forma que o entrevistado estará sempre virado de frente para uma delas, sugerindo a ideia de uma conversa informal.
Pernambuco vai ser o primeiro a estado a receber uma versão própria do programa. Transmitido ininterruptamente desde 1986, o Roda Viva é o mais antigo programa de entrevistas da TV, no país. Entre seus mais de mil entrevistados estão as mais relevantes figuras do cenário brasileiro e personalidades internacionalmente conhecidas da política, economia, cultura e esportes, como: Manuela D’Ávila, Henrique Meirelles, Marina Silva, Enéas Carneiro, Luís Carlos Prestes, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Fernando Collor, Fidel Castro, Itamar Franco, Roberto Campos, Eduardo Campos, José Saramago, Tom Jobim, Leonel Brizola, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Newton Cruz, Cabo Anselmo, Jimmy Wales, Hugo Chávez, Noam Chomsky, Mario Vargas Llosa, Felipe Pondé, Ayrton Senna, Sérgio Moro, entre outros.
A transmissão do programa, acontece logo após o Jornal da Cultura, através da TV Nova Nordeste – afiliada da TV Cultura, em Pernambuco. A emissora, conduzida pelo jornalista Pedro Paulo, está há 14 anos no ar e atinge diversas cidades do estado. Além de poder acompanhar a programação através do Canal 22.1 (HDTV), no Recife, os telespectadores de Caruaru e Garanhuns, no agreste pernambucano, assistem aos programas da rede, através dos canais, 31.1 (HDTV) e 25, respectivamente.
Kalderon Torres diz
Parabéns ao canal ao jornalistas Pernambucanos….