O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) a substituição de Flávio Dino pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Assim, a troca foi oficializada em um pronunciamento no Palácio do Planalto. Flávio Dino deixa o cargo para assumir uma vaga no STF, cadeira essa que ficou vaga com a aposentadoria de Rosa Weber. Lewandowski, por sua vez, saiu do STF em abril deste ano.
A decisão de Lula de indicar Lewandowski para o Ministério da Justiça surpreendeu a alguns observadores, mas é uma movimentação favorável ao presidente, já que o ex-ministro do STF tem um histórico de decisões favoráveis ao PT. Ele foi o relator do julgamento do mensalão, no qual o partido foi condenado a pagar uma multa de R$ 10 milhões.
O anúncio de Lewandowski como novo ministro da Justiça também gerou atritos entre os aliados do governo. Isso porque o ex-ministro do STF já começou a demitir servidores filiados ao PSB, partido do ex-governador maranhense.
Além disso, a esquerda tem criticado a ausência de mulheres em cargos relevantes no governo Lula. O novo ministro da Justiça é o quarto homem a ocupar o cargo nos últimos cinco anos.
Deixe um comentário