O deputado Ricardo Costa usou a Tribuna, na tarde desta segunda- feira (07), no grande expediente para falar sobre a situação da Hemobrás. O parlamentar que foi aparteado por inúmeros deputados, iniciou seu pronunciamento afirmando que um investimento milionário corre o risco de ser esvaziado antes mesmo de ter sido concluído.
“A Hemobrás foi criada com o objetivo de garantir a autossuficiência em derivados de sangue no Brasil e ela é uma realidade. O que vai acontecer com o investimento já realizado? Por que investir em um novo projeto se a fábrica nem foi ainda concluída? Afinal, temos uma fábrica de hemoderivados pronta e equipada, aguardando apenas um parceiro para iniciar a produção. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público, com o dinheiro suado dos brasileiros, que já estão com tanta insegurança e angústia devido a tantos escândalos. Não podemos criar mais despesas e sim sanar com trabalho e transparência, os problemas causados por tanta corrupção”, discursou Ricardo.
Criada em 2004, a fábrica tem como meta acabar a dependência brasileira no setor de derivados de sangue. O governo federal já investiu R$ 818 milhões no empreendimento, cuja conclusão só deverá acontecer em 2019. Acontece que, mesmo sem ter concluído o projeto, o Ministério da Saúde já discute outro empreendimento para produção de hemoderivados, desta vez no Paraná. Com isso, a produção do chamado fator VIII recombinante, produto mais rentável a ser produzido em Goiana, poderá não acontecer em solo pernambucano, como projetado desde o início.
“Temos que dar as mãos e fazermos um bloco único chamado Pernambuco. Não tem quem me convença que terminar a nossa fábrica seja menos viável do que fazer uma nova no Paraná. Não existe possibilidade disso, é só trabalhar com números”, finalizou Ricardo Costa.
Deixe um comentário