Com o objetivo de promover uma reflexão acerca da representatividade das mulheres na política e encorajá-las a se engajarem e se candidatarem nos próximos pleitos eleitorais, o MDB de Pernambuco realizou, na manhã de hoje (22), a primeira edição do evento Mulher mais Política, no Recife. Bastante prestigiado, o evento contou com cerca de 200 convidadas.
Sob o comando do presidente estadual da sigla, o deputado federal Raul Henry, e a coordenação da presidente do MDB Mulher de Pernambuco, Miriam Lacerda, o encontro reuniu prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, lideranças femininas e formadoras de opinião de todo o Estado para ouvir as experiências da senadora Simone Tebet (MDB-MS), cuja trajetória de vida tem sido marcada pelo pioneirismo na ocupação dos espaços de poder para as mulheres. Ela é a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Ao abrir o evento, Raul Henry destacou a senadora emedebista como uma das maiores expressões da política do Brasil. “Simone faz política de forma absolutamente sintonizada com os melhores anseios e valores da sociedade brasileira, e consegue manter essa postura sem negar a importância de se fazer política”, afirmou. Na oportunidade, Henry também defendeu a política como instrumento fundamental para que o sistema democrático possa funcionar e lembrou que o único caminho capaz de melhorar o funcionamento da democracia é a maior participação popular. “É esse o objetivo deste evento: estimular e possibilitar que mais mulheres participem dos processos político, eleitoral e democrático no país”, explicou.
Em seguida, Miriam Lacerda fez relevante citação da poetisa portuguesa Helena Marques, que dizia que “as sociedades só evoluirão no sentido de paz, solidariedade e desenvolvimento, quando o homem e a mulher chegarem juntos ao poder”, e aproveitou o momento para destacar diversos nomes de mulheres que trabalharam e se empenharam no fortalecimento de Pernambuco, a exemplo de Bárbara de Alencar, grande líder da Revolução de 1817. Durante o evento, inclusive, foi lançado o Prêmio Bárbara de Alencar, com o objetivo de promover o reconhecimento de personalidades femininas que se destacaram, ao longo do ano, em sua atuação política e social.
Convidada para participar do seminário, a deputada federal e ativista pela educação Tabata Amaral (PDT-SP) não pôde comparecer, mas enviou um vídeo em que declarava sua intenção de convencer as mulheres a se candidatarem e a se engajarem, de fato, na política. Para isso, fez um breve relato de sua história até ingressar na vida pública e falou sobre os desafios da participação da mulher na política.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) debruçou sua palestra na atuação das mulheres no Poder Legislativo. “Não mudaremos a história pelo Executivo. O poder transformador está no Legislativo. Precisamos de mais mulheres no Legislativo para ter mais mulheres no Executivo”, conclamou. Ao final de sua fala, a emedebista lembrou ainda que para mudar o país, as mulheres precisam mudar a si mesmas e incentivou: “Que vocês possam ser multiplicadoras dessa ideia. Estimulem as mulheres a se enxergarem iguais aos homens. É desse perfil da mulher que o Brasil precisa”.
Após a palestra da senadora, houve ainda um debate com a participação do público presente.
Deixe um comentário