Quando foi prefeito do Recife, João Paulo (PT), candidato ao Senado, criou várias políticas afirmativas, voltadas para segmentos como negros, juventude e LGBT. Na noite de ontem (15) foi a vez dos representantes desses grupos declararem seu apoio à coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”, numa grande plenária realizada no Espaço 14, no Pina, que reuniu mais de 2 mil pessoas. No evento, que contou com a participação de João Paulo, Armando (PTB) e Paulo Rubem (PDT), cada segmento apresentou a sua pauta de reivindicações para os candidatos.
Para o representante do setorial de cultura, George Meireles, há muita expectativa com relação ao futuro governo de Armando Monteiro. “Seja no legislativo ou no executivo, Armando e João Paulo deixaram suas marcas na valorização e preservação da cultura”, observou. Paula Goiana, que representa o setorial petista de Combate ao Racismo, pediu o compromisso dos candidatos para combater a mortalidade dos jovens negros que moram na periferia das cidades.
A representante do setorial LGBT, Íris de Fátima, disse que Pernambuco lidera ‘ranking’ nacional de assassinato de homossexuais. “O movimento não pode ser tratado como uma política isolada, tem que haver como comprometimento, mais investimento”, ressaltou. Cleiton Cabral fez a defesa das políticas do governo Dilma Rousseff para a juventude, como as escolas técnicas, o ProUni, Pronatec e Fies. “Uma revolução está em curso na educação e precisamos avançar”, destacou.
João Paulo se comprometeu em Senado defender e trabalhar pelos avanços das políticas afirmativas. “O governo Dilma vem fazendo muito nessas áreas, mas o déficit é grande” frisou. Ele citou várias ações das suas gestões na Prefeitura do Recife para esses segmentos, como a primeira pensão concedida por uma prefeitura no Brasil para casais homossexuais, o combate à anemia falciforme (doença mais comum nos indivíduos da raça negra), a criação da gerência para tratar das políticas voltadas para o público LGBT.
Ele também destacou a criação da Gerência da Juventude, ligada á Secretaria de Direitos Humanos, e realizou a primeira Conferência Municipal da Juventude. Sobre a área da cultura, o candidato petista afirmou ter elevado os investimentos para área para de menos de 1% para 2%. João Paulo ainda destacou ações como o Carnaval Multicultural, a valorização do Frevo, o programa Multicultural, entre muitos outros. “A cultura é a alma do nosso povo e tem que ser vista como uma política promotora de desenvolvimento”, afirmou.
Deixe um comentário