Renildo Calheiros esteve, na manhã desta terça-feira (29), nos estúdios da Rádio Folha de Pernambuco onde participou da série de encontros realizados com os postulantes à Prefeitura de Olinda. Por ordem de sorteio, o candidato do PCdoB ficou com o último dia de entrevistas. Durante uma hora, ele falou das suas propostas e o desejo de ser reeleito para concluir as obras que já iniciou e encaminhar outras mais que manterão a Cidade Patrimônio no caminho das mudanças.
Em conversa com os jornalistas Jota Batista, Ricardo Dantas Barreto e Gilberto Prazeres, Renildo Calheiros falou sobre Saúde, Infraestrutura, Saneamento, Educação, Economia e Eleições. Veja, abaixo, o que o candidato disse a respeito de cada um destes assuntos:
SAÚDE
Renildo Calheiros usou a reforma na Maternidade Brites de Albuquerque como exemplo para falar dos investimentos na área de Saúde em Olinda. A unidade, que conta atualmente com 30 leitos maternos, passará por uma ampliação e terá mais 20, além de outros 30 para UTI. “Com o Governo do Estado, construímos ainda uma UPA em Cidade Tabajara e garantimos mais uma para Rio Doce. Agora, estou tentando outras duas em diferentes bairros”, afirmou o candidato.
O prefeito ainda falou da contratação de médicos para a rede de postos de saúde e policlínicas. Segundo ele, faltam apenas oito especialistas para completar o quadro de profissionais. “A falta de médicos é um problema que assola todo o Brasil. Hoje, se forma menos médicos que antigamente. Mas, estamos correndo atrás e trazendo médicos para a cidade”, afirmou.
SANEAMENTO
“Este setor tem sido prioridade em meu Governo”, afirmou. Segundo Renildo, através de parcerias com a Compesa e o Governo do Estado, a rede de saneamento básico em Olinda tem sido ampliada. Os bairros de Vila Popular e Jardim Brasil são exemplos disso. Estas localidades têm sido completamente saneadas em projetos de urbanização integrada que envolvem a implantação do sistema de saneamento básico, pavimentação e construção de casas populares.
“O grande problema é que as obras de saneamento são muito demoradas e todo o serviço fica embaixo da terra onde ninguém vê o resultado final”, brincou. “Muitos bairros de Olinda foram construídos de forma desordenada, sem o saneamento adequado. Agora, nos estamos mudando este quadro”, ressaltou.
INFRAESTRUTURA
As obras para a requalificação da Avenida Presidente Kennedy foram usadas como mote quando o tema foi infraestrutura. Os jornalistas questionaram o projeto de criação de um corredor exclusivo de ônibus no local e a demora na execução dos serviços. O prefeito explicou que o objetivo é transformar a via num grande corredor viário para facilitar o tráfego de carros e ônibus.
“A Presidente Kennedy é uma obra do Prometropole (Governo do Estado) e a responsabilidade da Prefeitura de Olinda é com as ruas transversais. Nestas, nós estamos refazendo a pavimentação para a implantação dos chamados ‘loopings de quadra’ onde o motorista não precisa mais fazer o retorno à esquerda e atrapalhar o trânsito. Nas vias em que não houver este sistema, nós faremos estacionamentos para o comércio local”, disse.
EDUCAÇÃO
Entre compras e desapropriações, a Prefeitura de Olinda adquiriu 16 terrenos para a construção de grandes escolas com piscina, quadras poliesportivas e salas equipadas. O objetivo é criar espaços para a implantação de escolas de tempo integral e dar melhores condições de estudo aos alunos da rede municipal.
“Em Olinda, os servidores municipais têm reajuste salarial todos os anos e os professores ganham acima do piso nacional da educação. Sem contar que eles podem recebem um pouquinho mais dependendo do tempo de serviço e da titulação, previsto no Plano de Cargos e Carreiras da categoria”, ressaltou Renildo.
ECONOMIA
Para incrementar a economia de Olinda, o prefeito tem investido no setor de prestação de serviços. Dessa forma, de acordo com ele, muitas empresas de “call center”, lojas de veículos e atacados têm se instalado na cidade. “Olinda não tem espaço para a indústria. O que era o distrito industrial do município, hoje, é a cidade de Paulista. Então, tivemos que buscar outras alternativas”, comentou.
Uma dessas soluções é a construção de um grande centro comercial que será anunciado no próximo mês de setembro. “Eu procurei tudo quanto foi dono de shopping e um se interessou em construir, no Bairro Novo, um centro com 240 lojas e dois hotéis. É uma forma da fazer o dinheiro circular na cidade, gerar emprego e renda”, anunciou.
ELEIÇÕES
Sobre eleições, o candidato destacou o apoio dos 21 partidos que formam a coligação Olinda Frente Popular e agradeceu o apoio do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e do governador Eduardo Campos. “Nós conseguimos manter a Frente que já existia e ampliá-la, trazendo mais partidos para a coligação”, disse.
Renildo Calheiros agradeceu também aos deputados estaduais Ricardo Costa (PTC) e Teresa Leitão (PT), além do ex-vereador André Luiz Farias (PMN) que retiraram suas candidaturas em apoio ao comunista. “É como um carro de boi. Se você tem dois bois puxando para um lado e outros dois puxando para o outro, o carro não anda. Agora, quando todos estão puxando para um único lado, o carro anda numa velocidade que nem se imagina”, concluiu.
Deixe um comentário