Na celebração de seus 487 anos, Recife presenteia seus cidadãos com a Biblioteca Digital Dr. Joaquim Suassuna, revitalizando espaço na Av. Herculano Bandeira.
Com investimentos de R$2 milhões, a iniciativa busca promover cultura digital e formação de leitores. O novo equipamento, integrado à Rede Compaz, disponibiliza 40 computadores para atividades diversas e abriga um acervo inicial de 500 livros. Inspirada em experiência mexicana, a biblioteca também oferece espaços de arte urbana e homenageia Joaquim Suassuna, médico e amante da literatura.
A inauguração coincide com a celebração do aniversário da cidade e incluiu o tradicional corte do bolo no Restaurante Popular do Recife Naíde Teodósio, distribuindo mais de 1.500 porções. O prefeito João Campos enfatizou o compromisso com o futuro da cidade, destacando a importância de iniciativas que promovam inclusão e bem-estar para todos os recifenses.
Dito do Pina diz
Quem foi Dr. JOAQUIM SUASSUNA, na história da favela do Bode, e da livroteca do bode, 🐐, quem foi ele diante das marisqueiras, do bode, quem foi ele entre os pescadores do bode, quem foi ele na história linda do bairro do Pina
Acredito, que o nome da biblioteca deve ser revisado pelo povo do bode, e que além do nome do Dr. Exista também, Dr. Marisqueiras, Dr. Pescadores, e entre outras figuras lendárias da história do Pina, Bode,
Figuras como Zeca Doido, que todos conhecem, e não o tal suassuna que nunca pisou na lama da ponte do Pina