Está se tornando praticamente uma unanimidade que o candidato a governador pelo PSB e consequentemente da Frente Popular será Fernando Bezerra Coelho. Já o senador que há alguns meses havia certa dúvida começa a ganhar força que o nome será mesmo o de Jarbas Vasconcelos. Com 43% nas pesquisas para o Senado, Jarbas tem cacife suficiente para ser reeleito na chapa da Frente Popular. Mas não apenas o fator eleitoral está sendo levado em conta por Eduardo Campos, a dimensão política de Jarbas Vasconcelos a nível nacional deu o argumento necessário para que ele seja mantido na Casa Alta. Além disso tudo, não há um nome mais competitivo que o próprio Jarbas para disputar o Senado.
Com a manutenção de Jarbas Vasconcelos na disputa pelo Senado, o nome do deputado Raul Henry perde força para ser o candidato a vice-governador na chapa da Frente Popular. Isso porque não cabem dois peemedebistas na chapa majoritária. O PMDB abriria espaço para o PSDB que tem uma pré-candidatura competitiva e que ajudaria a forçar o segundo turno com o deputado Daniel Coelho. Por sua vez, Daniel disputaria um mandato de deputado federal com chances de ser o mais votado do Recife e o PSDB indicaria o nome de Betinho Gomes para o posto de vice de Fernando Bezerra Coelho.
Betinho tem inserção metropolitana, cumpre o segundo mandato de deputado estadual, filho do prefeito de Jaboatão Elias Gomes e seria o nome que agregaria juventude e respeito ao projeto de Fernando Bezerra Coelho. Alguns dirão da postura oposicionista dele na Alepe em relação ao PSB. Mas isso não é nada intransponível dada a aliança que seu pai celebrou com o PSB em Jaboatão tendo como vice Heraldo Selva, socialista histórico.
Betinho Gomes teria uma reeleição tranquila para a Alepe, mas ser vice-governador é infinitamente melhor do que ser novamente deputado estadual. A articulação do PSDB indicar o vice em Pernambuco vem na esteira do PSB indicar o vice de Geraldo Alckmin em São Paulo. Os tucanos pernambucanos ficariam com o PSB e os socialistas paulistas e mineiros ficariam com o PSDB.
Cenas dos próximos capítulos.
Deixe um comentário