O programa Fortalece a Igualdade, criado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual e voltado para qualificar o público negro LGBT em sete municípios pernambucanos, encerra nesta quinta-feira (27), no município de Olinda, blindado de polêmicas políticas e com o apoio de dois políticos evangélicos: o secretário Alberes Lopes (PSC) e o Professor Lupércio (SD). O evento será realizado no Palácio dos Governadores, na cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade a partir das 10h. A cidade de Olinda foi a inspiração do programa estadual por ser a única em todo o Norte e Nordeste a ter um quilombo urbano – o Quilombo Urbano do Portão do Gelo – Nação Xambá, o terceiro maior do País.
O quilombo urbano colaborou para a boa classificação do projeto Fortalece a Igualdade no Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Racial, que abriu, em 2017, uma concorrência pública na qual Pernambuco foi selecionado e ficou em 5º lugar no ranking brasileiro. O projeto é inédito na Seteq e envolve um público que sofre dois tipos de preconceito: o de gênero e racial.
O então governo Michel Temer (MDB) aprovou a liberação de uma parte de recursos para o projeto pernambucano (cerca de R$ 100 mil), mas o processo de capacitação só saiu do papel este ano, na gestão do secretário estadual Alberes Lopes, trazendo as logomarcas da Seteq, do Governo de Pernambuco e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Sem polêmicas políticas e bate-bocas de um lado e do outro – o que é mais importante – os alunos puderam ter tranqüilidade de aprender novos cursos profissionalizantes, e agora estão preparados para ingressar no mercado de trabalho.
A qualificação dos alunos e alunas negros LGBT atuou em eixos de beleza, moda, turismo e administração. E o secretário Alberes Lopes, bem como toda a equipe de qualificação, tem recebido com alegria o depoimento dos alunos que começaram a arrumar emprego e participar de eventos, entre eles um da Prefeitura do Recife.
Nos últimos dois meses, os alunos negros e LGBT do programa estão eufóricos, porque os cursos abriram horizontes para empreender ou trabalhar com carteira assinada. “Tive oportunidade de adquirir novos conhecimentos e fazer amigos que quero levar para eternidade. Sou um jovem perdidamente apaixonado pela vida que anseio em evoluir como ser humano cada vez mais. Perdi tempo em minha juventude com coisas sem importância, e está na hora de correr atrás do tempo perdido enquanto existem possibilidades e pessoas que estão dispostas a ajudar”, relatou Pilatos Gomes, 32 anos, aluno do Fortalece a Igualdade da turma de Assistente Administrativo, do município de Petrolina.
Depois de duas turmas do curso de qualificação na área de Cabelo e Maquiagem Afro, o Recife se despede do programa Fortalece a Igualdade, nesta quarta feira (26), com o tão esperado evento de entrega dos certificados, que contemplará 19 alunos. O evento está previsto para iniciar às 10h no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, localizado no Bairro do Recife.
O Fortalece a Igualdade foi idealizado de forma inédita pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e recebeu apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/MMFDH.
“É com muita satisfação que desde o dia 25 de março vem ajudando a realizar sonhos de muitos jovens de 7 municípios do estado de Pernambuco”.
Deixe um comentário