O Partido Verde encerra nesse sábado a primeira fase do “Recife Bom para Viver”, projeto que consiste na visitação das 18 regiões administrativas da Capital. As caminhadas ocorrem sempre aos sábados, sob a liderança de Carlos Augusto, Presidente do PV de Pernambuco e agora pré-candidato do partido à sucessão municipal. O projeto teve início no mês de setembro do ano passado, e não termina na décima oitava investida, que ocorre hoje (dia 9), com visitas aos bairros do Recife e de Santo Amaro. Apoiada pela Fundação Verde, a iniciativa tem por objetivo levantar as principais demandas das maiores comunidades do Recife.
As incursões terminaram motivando Carlos Augusto a disputar a Prefeitura, mesmo diante das pressões do Palácio do Campo das Princesas. Entre as maiores queixas da população encontram-se o desemprego, falta de saneamento, atendimento de saúde, segurança. Os mais jovens insistem na falta de apoio para que implantem pequenos empreendimentos que lhes garantam a sobrevivência. Nas incursões por morros e alagados, foram registrados casos curiosos de microempresas e também exemplos de economia solidária. Um exemplo é seu André, que mora em um alto da Zona Norte, onde reforma sofás que encontra jogados nas ruas. Achou um primeiro, reformou, e vendeu logo. Terminou fazendo disso um negócio e, de quebra, ainda limpa a cidade. Hoje sustenta a família com essa atividade. Na Igreja de Nossa Senhora da Concei&ccedi l;ão de Beberibe, mulheres coletam roupas usadas, que vendem a preços que vão de R$ 1 a R$ 2 para pessoas carentes do bairro.
As populações reclamam, ainda, da falta de seriedade e da corrupção nos meios políticos. “A gente quer ouvir novas propostas, para não quebrar mais a cabeça., na hora de votar. Do jeito que o mundo está, é preciso dar vaga a outras pessoas, para que possam se abrir novos horizontes”, afirma Rita Maria Monteiro da Silva, professora aposentada e moradora do bairro do Ibura.
As visitas fora gravadas em vídeos, que serão utilizados em uma segunda fase do Projeto Recife Bom para Viver. Todas as comunidades serão novamente visitadas, e nelas serão exibidas as imagens das conversas com os moradores. Em seguida, serão feitas reuniões para discussão do material observado. Dessas discussões, resultarão colaborações para o programa de governo de Carlos Augusto, que terá como principal eixo a sustentabilidade. A saída para a caminhada desse sábado será às 7h30m, na sede do PV, à rua do Paissandu, 567.