Proposto pelo vereador Fred Ferreira (PSC), projeto de lei que tramita na Câmara do Recife que interdita uma faixa da Via Mangue para a prática do ciclismo passará por uma espécie de teste no próximo dia 14. Nesta terça-feira (3), o vereador se reuniu com os secretários João Braga (Mobilidade e Controle Urbano) e Yane Marques (Esportes), apresentou a matéria e firmou com os gestores a realização do evento. A data escolhida é para marcar um mês do atropelamento do ciclista Alan Soares, ocorrido na própria avenida, em 17 de março.
A proposta do vereador, que leva o nome do ciclista, foi idealizada justamente a partir do acidente. Pelo projeto, será criada uma Área de Proteção a Ciclistas de Competição (APCC) para que a modalidade possa ser executada com toda segurança. Para isso, três bloqueios serão feitos na Pista Leste da Via Mangue (sentido Boa Viagem) entre 4h e 6h de segunda à sexta-feira e das 4h às 8h aos sábados, domingos e feriados.
O horário é o menor movimento da pista, de acordo com os estudos da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), com 450 veículos em média transitando na via. Com isso, não haveria transtornos para os moradores de Boa Viagem.
De acordo com Fred Ferreira, propostas similares já são executadas com êxito em várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Natal, Maceió, Porto Alegre, São Paulo e Olinda, entre outras.
“Recife precisa de um espaço deste para a prática do ciclismo. Até para evitar que acidentes como o que aconteceu com Alan Soares não se repita mais. O projeto prevê o trecho entre os shoppings Rio Mar e Recife, que o dá em torno de três quilômetros fazendo o percurso de ida e volta. Este evento-piloto mostrará os benefícios que a proposta trará”, afirmou Fred Ferreira, confiante que a proposta terá tramitação rápida na Câmara.
sheriff badges diz
Thanks for breaking this down into easy-to-understand terms.