O deputado estadual Romero Albuquerque é autor da maioria das propostas voltadas para a causa animal na Assembleia Legislativa de Pernambuco – também foi assim no seu rápido mandato de vereador do Recife, em 2018, quando foi eleito o parlamentar mais atuante dos legislativos municipais de todo o Brasil. Entre as propostas na Alepe, está o Projeto de Lei 134/2019, que estabelece que, de 2025 a 2035, os municípios das áreas urbanas do estado de Pernambuco deverão proibir o uso de veículos de tração animal. Publicado em abril de 2019, o projeto finalmente será votado. O deputado Eriberto Medeiros, presidente da Casa, assumiu compromisso com Albuquerque para pautar o projeto na Sessão Plenário.
Com mandato focado na construção de políticas públicas voltadas à garantia de direitos para os animais, Romero enfrentou algumas dificuldades para a aprovação da proposta. A medida recebeu dois substitutivos e um parecer contrário. O deputado, no entanto, garante que o projeto “não quer desassistir nenhum trabalhador, mas reparar uma relação histórica de exploração dos animais”. A previsão é que a matéria seja votada antes do final de outubro.
Pela proposta, os municípios com mais de 200 mil habitantes serão os primeiros a proibir as carroças, em 2025. Já para os municípios com mais de 100 mil moradores, a medida passa a valer em 2030. Finalmente, em 2035, o uso dos veículos de tração animal não será permitido em nenhum centro urbano do estado. A zona rural não será atingida pela restrição.
Deixe um comentário