Com o objetivo de incentivar a interação do público com os equipamentos turísticos e eventos culturais e de lazer do Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), promoveu uma excursão gratuita para 25 integrantes do Grupo Down Mais, nesta quarta-feira (6). O grupo é formado por ex-alunos do primeiro Curso de Informações Turísticas para Pessoas com Síndrome de Down, promovido pela Empetur, e seus respectivos responsáveis legais. Eles visitaram o acervo do Instituto Ricardo Brennand em uma excursão que integra a programação do projeto Horizonte Cultural, que será realizado todos os meses pela Secretaria de Turismo.
Os equipamentos turísticos e os eventos do calendário do Estado serão o foco das visitas. A cada mês, instituições, projetos sociais e escolas públicas serão selecionados para participar gratuitamente das ações. “O Horizonte Cultural foi criado para ser uma ferramenta agregadora e inclusiva no turismo de Pernambuco. A iniciativa é uma forma de aproximar o público dos equipamentos turísticos e contribuir com a disseminação da cultura”, comenta a presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Ana Paula Vilaça.
“Fiquei animado quando soube da excursão. Foi muito bom visitar o Instituto Ricardo Brennand, conhecer as obras de arte, o castelo e o jardim. Quero voltar outras vezes”, afirma André Luiz Santana, que tem Síndrome de Down e cursa o 3º período do curso de Educação Física.
As próximas visitas programadas pelo projeto serão realizadas no Museu Cais do Sertão (Maio), Oficina Francisco Brennand (Junho) e na Fenearte (Julho).