Edifício tombado como patrimônio histórico será mais um espaço turístico na cidade
Na tarde desta quarta-feira (13), a prefeita professora Elcione Ramos, assinou a Ordem de Serviço para a conservação e estabilização das ruínas da Igreja da Misericórdia, localizada no Sítio Histórico de Igarassu.
A intervenção será realizada pela prefeitura municipal, em parceria com o Governo Federal, através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto da obra conta com um escoramento por trás das ruínas para promover estabilidade e uma área de convivência para os moradores e turistas.
A ação de preservação cultural e histórica visa promover a importância da valorização do edifício como bem cultural de valor inapreciável e elemento memorial da história do município. As obras tem um orçamento de cerca de R$ 500 mil reais e podem durar aproximadamente quatro meses.
Gilberto Sobral, superintendente do IPHAN/PE, afirmou que “Igarassu tem respeito pelo repasse público. Aqui, sabemos que o dinheiro público tem respeito.”, disse o representante.
O padre da Matriz Santos Cosme e Damião, Josivan, ressaltou que a Igreja da Misericórdia tem “um valor imenso como testemunho histórico dessa vida rica na cidade. Agradeço à prefeita Elcione e ao IPHAN por este grande feito.”
Para o vice-prefeito, Amaury Henrique, a luta pelo reconhecimento da história do município deve continuar: “Preservar o nosso passado é garantir que a cultura da cidade seja repassada de geração em geração. Estamos conseguindo mostrar que Igarassu é o berço de Pernambuco e do Brasil.”
Por fim, a prefeita Elcione declarou que: ”Hoje é um dia que celebramos mais um passo na preservação da história de Igarassu. Estamos desenvolvendo o nosso turismo com sustentabilidade e responsabilidade, sem ferir o seu patrimônio. O nosso trabalho continua para transformar Igarassu em um patrimônio da humanidade. Agradeço ao Governo Federal e ao IPHAN pela grande parceria.” A gestora também afirmou que o turismo será um dos focos em seu próximo mandato.
Deixe um comentário