Desde 1987, o tribunal homenageia personalidades e instituições com a entrega da condecoração
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) faz entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário, nesta segunda-feira (13), às 17h, na sede administrativa do Tribunal, no Cais do Apolo, em cerimônia dirigida pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. Entre os homenageados, está o procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça.
Entre as 25 personalidades que serão agraciadas este ano estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula (presidente do TST) e Antônio José de Barros Levenhagen; os desembargadores do Trabalho Fábio André de Farias (TRT6), Osmair Couto (TRT23) e Cláudio Mascarenhas Brandão (TRT5); os desembargadores do TJPE Antônio Fernando Martins e Ricardo Paes Barreto; o desembargador do TRE-PE Virgínio Marques Carneiro Leão; a presidente do TCE Teresa Duere; os juízes do Trabalho Aurélio da Silva, Judite Galindo Sampaio Curchatuz e Rodrigo Samico Carneiro; o deputado federal Augusto Coutinho; o médico Otelo Schwambach Ferreira. As instituições homenageadas são a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e a Paróquia Pastoral da Torre.
Histórico
Desde 1987, o TRT6 homenageia personalidades e instituições com a entrega da medalha. Criada em agosto daquele ano pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, a comenda já foi concedida a políticos, antropólogos, músicos, artistas plásticos, escritores e outras personalidades que de algum modo se destacaram no seu campo de atuação ou prestaram serviços significativos à Justiça do Trabalho da Sexta Região.
Na época, a iniciativa fez parte das comemorações do centenário da Abolição da Escravatura do Brasil, que aconteceria no ano seguinte. Para a Justiça Trabalhista, a Abolição é considerada o marco histórico mais relevante para as relações de trabalho no país.
O nome da medalha foi escolhido para homenagear o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na “redenção do homem e do seu trabalho na sociedade”. Grande estadista brasileiro do Segundo Reinado, o conselheiro se notabilizou durante o processo abolicionista, quando, junto com a princesa Isabel, foi signatário da Lei Áurea. João Alfredo de Oliveira dedicou sua vida à política, ao Direito e à História.
Deixe um comentário