A pouco menos de um ano do término do mandato à frente da Prefeitura do Recife, a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) enfrenta problemas para entregar 79% das promessas pactuadas para a cidade. Os dados, registrados pela plataforma online Monitora Recife, contabilizam 15% de compromissos atrasados, 15% parados e 49% ainda não iniciados. Das 293 obras e ações pactuadas pela administração, acompanhadas pela plataforma, 12% estão concluídas e 9% em andamento (dentro do prazo). Coordenada pela deputada estadual Priscila Krause (DEM), a plataforma acompanha 293 obras e ações da gestão municipal, divididas em 24 temáticas.
De acordo com Priscila, a situação dos compromissos assumidos pelo atual prefeito aponta para o alargamento da distância entre o que foi anunciado e a realidade. “Nós temos uma situação preocupante em áreas básicas como saúde, educação e habitação, principalmente por conta das obras atrasadas e paradas. Nessas primeiras semanas de janeiro visitamos várias delas e há muitas em situação de abandono, o que obrigará agora ou mais na frente um dispêndio ainda maior, por parte da administração municipal, para retomá-las”, registrou. Obras importantes como a modernização do Geraldão, a restauração do Teatro do Parque e a construção do Hospital Veterinário estão paradas.
Focos de várias promessas eleitorais, saúde e educação têm juntos 97 obras e ações paradas, atrasadas ou não iniciadas. Na campanha de 2012, o atual prefeito prometeu construir 42 creches-escolas, mas entregou quatro até o momento. Durante a gestão, também anunciou a construção de 21 escolas de referência, mas não entregou nenhuma. Na saúde, das 20 Upinhas 24h, três estão em funcionamento. Das seis UPAs Especialidades, nenhuma foi entregue. “Uma área que se destaca pelo mau desempenho é habitação, inclusive é fácil ver que as palafitas estão voltando com força. Algumas obras que tiveram início na gestão João da Costa se arrastam e parece que ficarão para as gestões seguintes”, acrescentou Priscila.
Por outro lado, o Monitora Recife registra 35 obras e ações concluídas, destacando-se as áreas de Turismo, Igualdade Racial e LGBT. Entre outras ações, a gestão entregou duas novas sedes de escolas, três Upinhas 24h, iniciou a implantação do Prouni municipal e implantou o incentivo ao turismo no Bairro do Recife.
O Monitora Recife baseia-se em registros da Prefeitura no Diário Oficial, na imprensa oficial, no Portal da Transparência, além de observações da imprensa e de visitas aos canteiros de obras e prédios da municipalidade.