A deputada estadual Priscila Krause (DEM) visitou na manhã desta quinta-feira (5) o Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife, onde cobrou a inauguração, pela Prefeitura do Recife, do Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos construído na localidade. De acordo com Priscila, essa foi a primeira obra cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), ainda em fevereiro de 2013, no segundo mês de sua administração. O galpão está fechado e não há movimentação no local.
“A questão de ser a primeira obra da atual gestão e ainda não estar à disposição da sociedade é muito simbólico. O entorno do Canal do Arruda é um retrato da desigualdade que marca a cidade do Recife e esse galpão seria um caminho para ajudar cem catadores, cem famílias, que deveriam desde setembro de dois mil e treze estar transformando resíduos sólidos em recursos, em dinheiro, além de ajudar muito o meio ambiente evitando mais sujeira no Canal”, comentou Priscila.
A obra foi licitada ainda pela gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), no segundo semestre de 2012, foi gerida pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) e custou R$ 1,2 milhão. Em novembro de 2015, a PCR anunciou que abriria licitação para aquisição dos equipamentos de triagem. Quando foi assinada a ordem de serviço, a Prefeitura chegou a anunciar que a intervenção – cujo contrato previa duração de oito meses – seria antecipada em sessenta dias, adiantando a conclusão para setembro de 2013.