A democratização da Internet, com sua expansão principalmente para cidades do interior de Pernambuco foi tema de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado nesta terça-feira (1º).
O tema foi pautado pelo presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes, que convidou representantes da Companhia de Energia Elétrica do Estado, Celpe, para explicar as dificuldades que os usuários vêm enfrentando com pequenos provedores de acesso, sobretudo no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.
Só no mês de julho, pelo menos oito empresas da cidade tiveram seus fios de conexão removidos pela Celpe, medida que contraria as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Celpe alegou que a medida atingiu somente provedores que descumpriam critérios técnicos de segurança.
“Minha preocupação é que, reproduzidas em outros municípios, essas ações deixem o interior desassistido. É preciso um prazo para essas empresas se adequem”, defendeu Moraes. Segundo o tucano, funcionam em Pernambuco cerca de 5 mil empresas provedoras de acesso, das quais somente 200 são regularizadas.