O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, cumpriu extensa agenda em Brasília. Na pauta, estiveram reuniões com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, e com o Ministro do TCU João Augusto Ribeiro Nardes; com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, e com coordenador-geral de Acessibilidadee Tecnologia Assistiva, Rodrigo Machado, além de uma reunião no Ministério da Educação (MEC) para assegurar o orçamento da Fundaj para 2020.
Durante a visita ao TCU, o presidente da Fundaj acordou com o presidente do TCU em, posteriormente, levar para o tribunal a mostra “Nabuco em Casa”, proposta pela Fundaj e sediada no hall da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A mostra, que reúne parte do acervo pessoal inédito de Joaquim Nabuco, ganhará um espaço sobre as correspondências trocadas entre Nabuco e Ruy Barbosa, criador do TCU. Antônio Campos convidou também o Ministro do TCU, João Augusto Ribeiro Nardes, para fazer uma conferência sobre a governança na Fundaj, prevista para acontecer em outubro.
O presidente também fez convite à secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano, Priscilla Gaspar, para visitar a Fundaj. O objetivo é que a secretária conheça os programas de acessibilidade e sessões especiais do Cinema da Fundação, Índigo e Alumiar, dentro da programação do Domingo na Fundaj em 8 de setembro. A sessão Índigo é voltada para públicos com necessidades específicas e seus familiares, mantendo a sala mais iluminada e o volume do som reduzido. A sessão Alumiar oferece exibições para pessoas com deficiências sensoriais, garantindo acessibilidade em três modalidades: Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Legenda para surdos e ensurdecidos (LSE).
Logo mais, Campos seguiu para uma reunião no Ministério da Educação, onde esteve em pauta o asseguramento do orçamento da Fundaj para 2020.
Deixe um comentário