Com investimentos de R$ 2,554 milhões, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início às obras de contenção de encostas em Ponte dos Carvalhos. O trabalho está acontecendo em três pontos de barreira classificados pela Defesa Civil como de alto risco e tem prazo de 12 meses previsto para a sua conclusão.
As áreas de intervenção estão nos trechos localizados por trás do cemitério de Santo Estevão ( Rua 28), Rua 30 com a 29 e Rua José Joaquim com a 2ª Travessa do Cruzeiro. As barreiras vão receber serviços de estabilização, colocação de geomanta e dispositivos de drenagem, para permitir o escoamento da água da chuva. “A drenagem é importante em obras de encostas para impedir a infiltração da água”, explica o secretário Executivo de Obras do Cabo, Marcos Matoso.
As três barreiras, somadas, tem mais de 6mil m². Além desta, o trecho da Rua 20 com a 21, em Ponte dos Carvalhos, terá a obra iniciada nas próximas semanas. “A nossa expectativa é conseguir concluir estas obras num prazo menor que o previsto, mas como toda intervenção dessa natureza, precisamos levar em conta as dificuldades das condições climáticas”, ressaltou o secretário.
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está investindo cerca de R$ 15 milhões em grandes obras de proteção de áreas de risco da cidade. Os recursos, liberados pelo Governo Federal para dar continuidade ao programa Morros de Cara Nova, também beneficiam localidades da Cohab, Charnequinha, Bela Vista, Centro e Bairro São Francisco. As intervenções garantirão a cobertura de 35 pontos identificados como de alto risco de deslizamento e que há décadas às comunidades aguardavam pela solução.
“Já realizamos o maior volume de obras em áreas de morro e de contenção de barreiras nesta gestão”, disse o prefeito Keko do Armazém, lembrando da barreira do Alto Santa Rosa, em Pontezinha, com a extensão de 10 mil ². “Foi o equivalente a 1 hectare de obras de contenção na localidade, que antes era alvo de tantos transtornos para a população no período de inverno”. Somado às grandes intervenções, a Prefeitura tem realizado dezenas de pequenas e médias obras, e muros de arrimo em áreas de morro.
Deixe um comentário