Moradores do Bairro de Santo Amaro ganharam, na manhã desta quinta-feira (7), espaço no Programa Mãe Coruja Recife, que passa a funcionar na Policlínica Waldemar de Oliveira, localizada na Rua Marquês de Pombal, nº 115. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, inaugurou as novas instalações, que vão permitir a ampliação e qualificação da atenção às gestantes e recém-nascidos, com ações integradas de várias secretarias municipais.
“Esse é o segundo espaço que implantamos com este atendimento, com um trabalho importante de acompanhamento, preparação para o parto, atenção, cidadania para as gestantes e depois, para os primeiros anos de vida da criança. Um trabalho integrado, multidisciplinar, sensível, que vem num momento importante da vida da mulher, que é o nascimento de um filho”, afirmou o prefeito Geraldo Julio, sobre a importância dos serviços prestados pelo Programa Mãe Coruja Recife.
O primeiro espaço Mãe Coruja foi aberto no dia 2 de janeiro deste ano, em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner. Atualmente o espaço atende 170 gestantes cadastradas e 40 recém-nascidos. A unidade instalada em Santo Amaro é a segunda do programa. A estimativa é que 450 gestantes sejam cadastradas e acolhidas no novo espaço, além de seus recém-nascidos que serão acompanhados até os 5 anos de idade, somando 8 mil atendimentos anuais na Policlínica Waldemar de Oliveira.
Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a proposta do programa tem como foco a redução da mortalidade materno-infantil na cidade. “Este programa é muito importante porque qualifica o atendimento pré-natal e dos primeiros anos da criança, criando um ambiente de cuidado que reduz a mortalidade e amplia a qualidade de vida dessas gestantes. Ações intersetoriais, envolvendo várias secretarias municipais, criam uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família, proporcionando a transformação da realidade dessas mães”, avalia o secretário.
No Espaço Mãe Coruja Santo Amaro, a gestante será acolhida pela equipe técnica constituída de um assistente social e uma enfermeira que realizará o cadastramento no sistema de informação do programa. A equipe fará o acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê, e o acompanhamento dos primeiros anos de vida da criança. Como incentivo à realização de consultas de pré-natal, as gestantes cadastradas com sete ou mais consultas, no SUS, estarão habilitadas a receber o kit bebê, constituído por 11 itens de higiene e de enxoval.
O sistema de informação do Mãe Coruja Recife permite o conhecimento da realidade dessas mães e o registro de como está sendo realizado o pré-natal a partir das informações contidas no cartão de pré-natal da gestante. Raquel Conceição, 26 anos, grávida do quinto filho, foi uma das cadastradas, e falou da satisfação em poder ser orientada pela equipe do Mãe Coruja. “Me sinto mais segura, entendo o que devo e o que posso ou não fazer e o que vai ser melhor para o meu bebê”, afirmou a comerciante.
Deixe um comentário