Enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, ACSs e ASACEs, entre outras formações tomam posse para auxiliar na saúde do município.
O prefeito João Campos anunciou, nesta quinta-feira (10), a nomeação de 780 aprovados em concurso público para a rede municipal de Saúde do Recife. As unidades do SUS na capital pernambucana estão ganhando mais enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de saúde ambiental e combate a endemias (ASACEs), entre outras formações, possibilitando a implantação de dois novos Centros TEA/NDI e de um Centros de Convivência em Saúde Mental; a continuidade da expansão da Atenção Básica e do programa Consultório na Rua, além do reforço nas escalas dos serviços de média e alta complexidade.
“Chegamos agora a mais de 4 mil nomeações na saúde, já que estou assinando neste momento a nomeação de 780 novos profissionais da saúde para a nossa rede. Com isso, garantimos a expansão dos serviços, por exemplo, os centros TEA que serão inaugurados, serviços de conveniência, de saúde mental e a expansão do consultório de rua, que é algo muito importante, o fortalecimento de toda a nossa rede.
São mais de 100 médicos, 100 enfermeiros, 230 técnicos de enfermagem que somam à nossa rede municipal de saúde. Então, parabéns, contem comigo e vamos trabalhar para o povo do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.
A lista completa de nomeações 107 médicos (diversas especialidades); 106 enfermeiros e 232 técnicos de Enfermagem; 89 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 12 agentes de saúde ambiental e endemias (Asaces); 37 cirurgiões dentistas e 31 auxiliares em Saúde Bucal; 35 psicólogos (sendo 10 de 30 horas); 26 assistentes sociais; 15 sanitaristas; 14 terapeutas ocupacionais; 13 farmacêuticos; 10 fonoaudiólogos; 9 fisioterapeutas; 12 técnicos de laboratório; 6 analistas clínicos; 6 nutricionistas; 4 técnicos em Radiologia, 4 terapeutas; 4 profissionais de Educação Física; 3 agentes redutores de danos; 2 biomédicos; 2 técnicos em imobilização ortopédica e 1 médico veterinário.
“Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “Este reforço trará benefícios de imediato, a médio e longo prazo. Inauguraremos, ainda este ano, mais dois Centro TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e no bairro da Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua, além de reforçar, logo após as convocações, as nossas unidades de pronto atendimento, a exemplo das maternidades e policlínicas”, ressalta a secretária.
Desde 2021, já são 4.298 profissionais nomeados para a saúde do Recife. Esses 780 futuros servidores públicos são do concurso de 2019, que está em vigor e ainda tem banco, e o certame aberto em 2024. A publicação desses atos saiu na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10).
Deixe um comentário