
Com investimento de R$ 1,2 milhão, iniciativa prevê consultas, exames e fornecimento de óculos para cerca de 34 mil beneficiários em 2025
Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura do Recife lançou o Programa Visão Recife, iniciativa que irá oferecer assistência oftalmológica com consultas, exames e fornecimento gratuito de óculos de grau para estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. A ação contempla desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental, além de alunos da correção de fluxo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com investimento previsto de R$ 1,2 milhão em 2025, o programa deve atender aproximadamente 34 mil beneficiários, entre estudantes e trabalhadores da educação.
“É um programa que integra saúde e educação. Crianças em sala de aula podem ser identificadas com dificuldades visuais, encaminhadas a especialistas, diagnosticadas e, se necessário, receberão os óculos adequados na idade certa. Isso impacta diretamente na aprendizagem”, explicou o prefeito João Campos. “Se uma criança não tem o diagnóstico feito ou não tem acesso ao óculos de que precisa, isso compromete seu desempenho. O Visão Recife nasce como um programa permanente e articulado, que vai desde a observação feita pelo professor até o diagnóstico, produção e entrega dos óculos. É um exemplo da nossa capacidade de trabalhar de forma conjunta”, completou o gestor.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 80% do aprendizado na infância ocorre por meio da visão, mas estima-se que 30% das crianças em idade escolar tenham problemas de refração que afetam o desempenho e a qualidade de vida. “O Visão Recife vai permitir diagnosticar esses problemas, garantir tratamento e melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Esse trabalho só é possível com o apoio técnico da Secretaria de Saúde”, afirmou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.
O funcionamento será da seguinte forma: os estudantes passam por triagem realizada pelos próprios profissionais de educação, capacitados com apoio da saúde municipal. A partir daí, são encaminhados para consultas e exames oftalmológicos. Para os profissionais da rede, não será necessária a triagem. Serão realizados quatro exames principais: acuidade visual, mapeamento de retina, teste de cores e teste ortóptico. Aqueles com prescrição receberão os óculos gratuitamente, entregues nas escolas, após escolha da armação.
“Todos os óculos serão fornecidos pela Prefeitura do Recife, que também garantirá as consultas, exames, transporte e alimentação durante os atendimentos, realizados pela Fundação Altino Ventura (FAV) e pela Prontoclínica Oftalmológica (PCO)”, reforçou a secretária.
Os atendimentos estão previstos para começarem no dia 28 de abril. Cada clínica terá capacidade para receber cerca de 40 pessoas por dia. A expectativa é de que, ao longo de 2025, o programa realize 10 mil atendimentos oftalmológicos e forneça 5.500 óculos de grau. Inicialmente, os estudantes do ensino fundamental anos finais serão priorizados, com estudos para ampliar o atendimento às demais etapas da rede municipal.
I don’t know whether it’s just me or if everybody else experiencing problems with your blog.
It looks like some of the written text on your posts are running off the
screen. Can somebody else please provide feedback
and let me know if this is happening to them as well?
This could be a issue with my web browser because I’ve had this happen before.
Many thanks
ثبت نام در مدارس شایستگان، مجتمع آموزشی مدارس شایستگان با
هدف جذب دانشآموزان مستعد در
مقاطع تحصیلی مختلف، اقدام به آغاز ثبت نام در مدارس شایستگان نموده است.