A unidade é a 57ª unidade do tipo a ser requalificada no Recife e a segunda do bairro. A obra contou com o investimento de R$ 720 mil, através do Programa Recife Cuida.
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta quarta-feira (23), a Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) Alto da Bela Vista, na Rua Dermeval Lobão, no Ibura. O local passou por uma requalificação total, fruto de um investimento de R$ 720 mil, dentro do Programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde do município (Sesau). A unidade foi climatizada, modernizada e ganhou acessibilidade, proporcionando mais conforto e segurança para os cerca de 3.300 usuários cadastrados, principalmente aqueles com deficiência. Essa é a 57ª USF + do Recife e a segunda do Ibura, já que em julho deste ano, a unidade de Vila dos Milagres havia sido entregue à população. A inauguração desta quarta contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
“Esta é a 57ª USF+ requalificada na cidade e, com isso, proporcionamos a valorização dos profissionais, o abastecimento de medicamentos e insumos, além de uma gestão específica em cada unidade para fazer a governança do local. Trabalhamos com um modelo de monitoramento permanente com indicadores, inclusive, da satisfação do usuário. Esta entrega faz parte de um grande programa de investimento que está acontecendo em todo o Recife e vai seguir avançando”, garantiu o prefeito durante a entrega.
NA USF+ Alto da Bela Vista, todos os consultórios (médico, de enfermagem e odontológico) foram reformados, bem como as salas de vacina, de procedimentos, de reunião, recepção, farmácia e regulação. As obras ainda contemplaram a construção de novos espaços: uma sala para acolhimento dos usuários; outra para a gerência da unidade, e um ponto de apoio para os agentes comunitários e controle de endemias (Asaces), com depósito exclusivo para o material de trabalho deles. E houve uma revitalização com troca das esquadrias das janelas e portas; substituição do revestimento de piso, parede e forro; pintura interna e externa; troca dos mobiliários, da estrutura de coberta e impermeabilização das calhas.
“A rede de saúde do Recife vem passando por uma transformação. Desde 2021, foram 175 unidades requalificadas, com o melhor padrão de engenharia, arquitetura, equipamentos, mobília, além do reforço de profissionais, totalizando 3,5 mil profissionais nomeados nesta gestão. Com mais essa entrega, avançamos no projeto de universalização da cobertura da Estratégia de Saúde da Família no Recife”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Já no quesito acessibilidade, foram feitas adequações na rampa da entrada principal, implantação de dois banheiros, um deles dentro do consultório de enfermagem, e também na recepção, com bancadas e passarelas. “Além disso, houve ordenamento de fluxos, setorizando as áreas de assistência, administrativas e de serviço; implantação de pontos de lógica, de redes elétrica e hidrossanitária. Ou seja, as melhorias vieram para beneficiar tanto os usuários quanto os trabalhadores da unidade”, salienta a gestora do Distrito Sanitário VIII, que engloba o bairro do Ibura, Marcia Ribeiro.
Eliane de Farias, 58, que mora na região há 27 anos e é usuária da Unidade de Saúde Alto da Bela Vista, destacou as melhorias na unidade. “Frequento a unidade há muitos anos e antes realmente não era muito legal, não tinha muitos equipamentos. Agora está bem melhor, o atendimento excelente, acho que já mudou o dia a dia de todos por aqui”, afirmou ela.
A USF+ Alto da Bela Vista conta com uma equipe de saúde da família e outra de saúde bucal, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e cinco agentes comunitários de saúde, e que são responsáveis 410 atendimentos mensais. O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h, sem intervalo para almoço. No local, são oferecidos serviços da Atenção Básica, como consultas de enfermagem, médicas e odontológicas; vacinas; curativos; coleta de material para exames laboratoriais; visitas domiciliares; atividades em grupo, planejamento familiar e educação em saúde.
Deixe um comentário